Operação Inverno: 532 pessoas passam a noite na rede montada pela prefeitura e parceiros
Em mais uma noite gelada em Porto Alegre, 532 pessoas aceitaram o acolhimento disponibilizado pela prefeitura no reforço da Operação Inverno. A maior parte são os que, desde terça-feira, 27, estavam utilizando a estrutura montada no Gigantinho.
Nesta sexta-feira, 30, 58 pessoas pernoitaram no ginásio do Internacional, 195 nos albergues e abrigos, 210 nas pousadas e 69 nas paróquias disponibilizadas pela Arquidiocese de Porto Alegre. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) aumentou 50 vagas nas pousadas, totalizando 250.
A força-tarefa da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), envolve a administração municipal e sociedade civil para ampliar a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário no Gigantinho e outros espaços.
O titular da SMDS, Léo Voigt, agradeceu aos parceiros que possibilitaram o resultado positivo da ação. “Iniciamos a transição dos atendidos no Gigantinho para as paróquias. Temos 125 vagas para acolhimento, extra rede, por mais alguns dias”, afirma.
Como ajudar – Doações de agasalhos e cobertores podem ser feitas através do Movimento Poa que Doa, programa social coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.
Leia mais: Prefeitura busca doação de cobertores, alimentos e produtos de higiene pessoal
Leia mais: Sine Municipal encaminha acolhidos no Gigantinho para entrevistas de emprego
Lissandra Mendonça