Operação Inverno já fez mais de 1,5 mil atendimentos

30/07/2021 10:43

  

Giulian Serafim / PMPA
Desenvolvimento social
Equipes de abordagem social da Fasc percorrem as ruas da cidade para oferecer acolhimento

Em uma das madrugadas mais frias desta semana, 526 pessoas em situação de rua aceitaram o convite das equipes de abordagem social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para passar a noite de quinta-feira, 29, em um dos equipamentos de acolhimento do município. Desde o início da força-tarefa emergencial montada pela prefeitura para atender essa população nos dias de frio intenso,  foram realizados 1.549  acolhimentos a este público.

Com o reforço das paróquias da Arquidiocese de Porto Alegre, muitos preferiram passar a noite em seus territórios. Quarenta e seis pessoas pernoitaram em seis igrejas: Nossa Senhora Aparecida Restinga, Santa Terezinha, São Carlos, Santo Antônio do Partenon e Catedral Metropolitana. Com as igrejas abertas, reduziu um pouco a procura no Gigantinho, que recebeu 74 pessoas. Os albergues tiveram 202 ocupantes e as pousadas conveniadas, 204.

A força-tarefa montada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, envolve secretarias e sociedade civil para ampliar a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário no Gigantinho e outros espaços. Há local adequado também para abrigar os animais de estimação.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, agradeceu o apoio da sociedade. “Com o reforço das paróquias disponibilizadas pela arquidiocese, ampliamos as vagas para acolhimento noturno regionalizado. Muitos desses usuários preferem permanecer em seus territórios. O volume de doações é fantástico, agradecemos muito essa mobilização de carinho”, afirma Voigt.

Abordagem Social – Doze equipes de abordagem da Fasc percorrem todas as regiões da cidade até 21h. Após, quatro equipes seguem até as 2h oferecendo um dos locais de acolhimento a quem está na rua.

Atividades - As equipes dos três Centros Pop oferecem oficinas e fazem rodas de conversa para os usuários que permanecem durante o dia no Gigantinho

Saúde – Equipe do consultório de rua da Secretaria Municipal de Saúde atende os usuários que permanecem no Gigantinho. Cruz Vermelha e SOS Unimed dão apoio voluntário.

Trabalho – O Sine Municipal faz cadastros das pessoas que estão no Gigantinho para encaminhamento a entrevistas de emprego. Na manhã desta sexta-feira, cinco pessoas acordaram antes dos demais porque foram selecionados para entrevistas.

Como ajudar – Doações de agasalhos e cobertores podem ser feitas através do Movimento Poa que Doa, programa social coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.

Maria Emilia Portella

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes