Painel sobre cuidados com a saúde das pessoas com Síndrome de Down será nesta terça

23/03/2021 08:44
Manoelle Duarte/SMED/PMPA
EDUCAÇÃO
Jovens com Down têm muitas potencialidades e podem alcançar níveis altos de desenvolvimento

A Semana Municipal de Conscientização sobre Síndrome de Down segue até o dia 28, sendo parte da programação da Semana de Porto Alegre. O objetivo é informar, conscientizar e auxiliar na compreensão dos familiares, profissionais das áreas da saúde e da educação e da sociedade sobre a disfunção genética e a inclusão da pessoa com síndrome de Down. Neste ano, as atividades serão virtuais. 

O 21 de março é registrado como o Dia Internacional da Síndrome de Down, instituído pelas Leis Municipal 12.344/17 e Estadual 14.866, de 2016. Os encontros são realizados pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepa), junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social.

Estão previstos dois encontros virtuais transmitidas pelo Facebook da SMDS e pelo do Comdepa simultaneamente. O painel será na terça-feira, 23, às 17h, sobre o tema Os cuidados com a saúde das pessoas com Síndrome de Down durante a pandemia, com a doutora  Ana Claudia Brandão, médica da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Albert Einstein. O segundo evento será um sarau cultural, dia 24, às 17h, com jovens com Síndrome de Down, apresentando poesia, literatura e música.

Síndrome de DownA síndrome não é uma doença, mas causada por uma alteração genética, que determina características específicas e também algumas limitações. Os jovens com Down têm muitas potencialidades e podem alcançar níveis altos de desenvolvimento, desde que sejam acolhidos e estimulados de maneira apropriada. “Temos que trabalhar a sociedade para incluir todas as pessoas, respeitando as diferenças. Precisamos de um olhar atento para estas pessoas que têm direitos como todos nós”, ressalta o secretário Léo Voigt.

Para o secretário adjunto da SMDS, Paulo Brum, que tem uma história de vida ligada às políticas para pessoas com deficiência, há a necessidade de mais projetos públicos e ações amplas que possibilitem a plena inclusão social das pessoas com deficiência, qualquer que seja.

O presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down, Vicente Fiorentini, reconhece um avanço das políticas públicas de inclusão, mas reforça que ainda é preciso investir na disseminação de informações a respeito do tema.

Semana Municipal de Conscientização sobre Síndrome de Down

Dia 23 - terça-feira - 17h

Painel
Ana Claudia Brandão, médica da Clínica de Especialidades Pediátricas do Hospital Albert Einstein
Nelson Kalil – presidente do Comdepa
Vicente Fiorentini – presidente da Associação dos Familiares e Amigos do Down

 Dia 24 – quarta-feira – 17h


Sarau Cultural
Fernanda Schacker Machadp - designer gráfica e escritora
Laura Kuhn – declamadora de poesias 
Lorena Alegria - poetisa
Florença Sanfelice – violinista
Gabriel Almeida Nogueira – licenciado em teatro
Mediadora - Maria Cristina Pinto - Psicopedagoga Clínica e Institucional

 

  

 

Maria Emília Portella

Andrea Brasil