POA que Doa: Dupla Gre-Nal entrega 500 cobertores arrecadados em campanha

14/07/2021 13:00
Giulian Serafim / PMPA
Desenvolvimento social
Doações serão fundamentais para aquecer as pessoas em situação de rua acolhidas nos abrigos e albergues

A campanha Gre-Nal dos Cobertores arrecadou quinhentas peças. Além das doações de torcedores gremistas e colorados, os clubes adquiriram cobertores para agregar na ação. A entrega oficial foi realizada no Ginásio Tesourinha, na manhã desta quarta-feira, 14, com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos Pereira, da diretora da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Cátia Lara Martins, do vice-presidente do Internacional, Victor Grunberg, e do diretor de Responsabilidade Social do Grêmio, Rodrigo Kandrick. Vinculada ao movimento POA que Doa,  coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama, a ação foi realizada entre os dias 5 e 11 de julho.

As doações serão fundamentais para aquecer as pessoas em situação de rua acolhidas nos abrigos e albergues do município. Os itens também serão distribuídos entre as 12 equipes de abordagem social, que entregam um cobertor para quem não aceita ir até um equipamento da rede de assistência.

O secretário Léo Voigt destacou a atitude da dupla Gre-Nal neste momento tão necessário de frio e pandemia. “O mais bonito foi ver a união dos dois clubes nesta solidariedade em prol de sua população necessitada." O chefe da pasta também enfatizou a rede de proteção disponível às pessoas em situação de rua. “O fato de haver pessoas em situação de rua não significa falta de abordagem, nem de locais para acolher. Significa resistência individual, por inúmeras razões, ao acolhimento. Trazer essa pessoa para dentro do sistema de política pública é um processo que demora um pouco”, concluiu Voigt.

A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, falou da responsabilidade de agora distribuir as doações recebidas.  “Existimos para fazer a proteção dessa comunidade que precisa de atenção. Trabalhamos na lógica de mostrar para elas a necessidade de deixarem as ruas." Cátia também citou que quase 70 pessoas já aceitaram o acolhimento na modalidade pousadas oferecido na Operação Inverno da Fasc.

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Antônio Carlos Pereira, ressaltou o significado da campanha. “O maior gesto é o exemplo de cidadania das duas grandes paixões esportivas de Porto Alegre."

O vice-presidente do Inter, Victor Grunberg, falou em nome da dupla Gre-Nal: “Fora das quatro linhas temos que ser parceiros da comunidade, da nossa cidade. Sabendo do tamanho das instituições e da representatividade dos times, colocar esse poderio, que muito nos honra, à disposição das necessidades da comunidade nos enche de satisfação”.

Roupas infantis - O movimento POA que Doa reúne a Campanha do Agasalho e do Alimento, coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do município,  já recebeu 134.491 doações e distribuiu 103.784 peças de agasalho e cobertores. A campanha precisa de alimentos, roupas infantis e masculinas. Saiba mais.

 

Eduarda Alcaraz

Fabiana Kloeckner