Pré-conferência oferece serviços para migrantes neste sábado

13/08/2022 08:45

  

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Grupos migrantes responderão a um questionário sobre as suas principais demandas

Neste sábado, 13, a Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove a segunda pré-conferência livre sobre migração. Será das 9h às 17h, no Vida Centro Humanístico, na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, bairro Sarandi. O evento faz parte da programação de encontros que antecede a Conferência Municipal de Migrações, no dia 29 de outubro.

Serão realizadas atividades para mapear as demandas da população migrante de Porto Alegre, como a aplicação de um questionário a ser respondido pelos participantes. A Secretaria Municipal da Saúde participa com vacinação contra a Covid-19, atualização da Carteira do SUS e orientações sobre os serviços de saúde da Capital.

O Sine Municipal e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) farão a intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. O Centro de Referência em Direitos Humanos e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher Márcia Calixto estarão presentes com orientações.

A ação é uma parceria da SMDS com o Comitê Municipal de Atenção a Migrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (Comirat-POA), a Organização Internacional para as Migrações, o Grupo de Voluntariado do Centro Vida Humanístico, a Associação de Angolanos RS, o Pacto pelo Direito de Migrar - África do Coração RS e as organizações da Rede de Migração.

Programação de pré-conferências:
13/08 – Centro Vida Humanístico
03/09 – UniRitter Campus Zona Sul
24/09 – Igreja Bairro Santa Rosa
08/10 – UniRitter Campos da Fapa
29/10 – Conferência Municipal de Migrações

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes