Pré-conferência ouve a população migrante da Zona Sul neste sábado

05/11/2022 08:48

  

Eduarda Alcaraz/ SMDS/ PMPA
Desenvolvimento Social
Objetivo é mapear o perfil e as demandas dos migrantes

Neste sábado, 5, será realizada a quinta pré-conferência livre sobre migrações promovida pela Unidade dos Povos Indígenas, Imigrantes, Refugiados e Direitos Difusos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Das 9h às 17h, no Núcleo de Apoio e Assessoria a Refugiados e Imigrantes (Naari) da UniRitter (Campus Zona Sul - rua Orfanotrófio, 555 - Alto Teresópolis), os migrantes terão acesso a diversos serviços e poderão responder a um cadastro para mapear as suas demandas e especificidades.

As respostas serão usadas para entender o perfil dessa população de Porto Alegre e desenvolver políticas públicas assertivas. O evento integra a programação de encontros que antecede a Conferência Municipal de Migrações, no dia 12 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará presente com os mediadores interculturais para prestar os encaminhamentos da área e do Cartão SUS das famílias. O Sine Municipal e a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS) participam com o serviço de intermediação de mão de obra e encaminhamento para entrevista de emprego. Migrantes parceiros participarão com apresentações culturais e feira de comidas típicas.

Confira a programação do dia:

9h às 12h - Avaliação inicial de saúde bucal

10h - Palestra sobre direito e deveres dos migrantes

11h - Oficina de preparação para vagas de emprego

14h - Oficina de elaboração de currículo em português

Todas as atividades e serviços são gratuitos para a comunidade.

 

Eduarda Alcaraz

Andrea Brasil