Prefeitura lança vídeo em homenagem à etnia guarani
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) lançou nesta terça-feira, 20, um vídeo em homenagem à etnia guarani, que mostra o canto, a dança, a cultura e o cotidiano dessa população. O filme foi gravado nas aldeias da comunidade em Porto Alegre pela equipe de imagens do Gabinete de Comunicação Social, com produção feita por profissionais da secretaria. A iniciativa faz parte da Semana Municipal dos Povos Indígenas, que segue até o dia 25 com programação virtual devido aos protocolos de prevenção à Covid-19.
O coordenador da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Difusos da SMDS, Mário Fuentes Barba, destaca a importância da cidade ter uma presença indígena diversa e atuante. “Os conhecimentos e os dialetos dessas etnias são o nosso patrimônio imaterial. É nossa responsabilidade aproveitar esse saber”, explica Fuentes.
A produtora do vídeo, a jornalista Eduarda Alcaraz, ressalta a forma como as comunidades conseguem preservar as tradições do seu povo em meio à vida moderna de uma capital. “As aldeias mantêm algumas construções características e praticam o ensino da língua e costumes para as crianças e jovens, conservando a cultura indígena.”
Comunidade guarani - Em Porto Alegre, há aproximadamente 220 indígenas em quatro coletivos guaranis MByá, que moram em pequenas terras nos bairros Lomba do Pinheiro, Lami e Belém Novo. Os índios guaranis formam o maior povo nativo, em quantidade de indivíduos, vivendo no Brasil. Eles são originários do tronco da família linguística tupi-guarani.
Os guaranis são coletores e caçadores. Eles se autodeterminam como a extensão da terra onde pisam. A organização social e os cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturais desse povo. Os cânticos guaranis são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que eles existem sobre a terra.
Confira o vídeo em homenagem à etnia guarani.
A programação da Semana Municipal dos Povos Indígenas segue com outro vídeo em homenagem à etnia kaingang, que será publicado nesta quinta-feira, 22, e dois encontros virtuais na sexta-feira, 23:
23/4, às 10h - Saúde Indígena - a ciência e a tradição
23/4, às 14h - Povo Warao: singularidades etnoculturais, trajetórias de vida e luta
Todos os eventos serão transmitidos pelo Facebook da SMDS.
Elisandra Borba