Prefeitura abre vagas em cursos gratuitos para catadores e carrinheiros
A Secretaria Municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) está com inscrições abertas para 60 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, destinados a catadores e carrinheiros de Porto Alegre. A iniciativa integra as ações do Programa Recomeços, polÃtica municipal voltada à inclusão produtiva, autonomia financeira e superação de vulnerabilidades sociais por meio do acesso ao trabalho e à qualificação.
Os cursos ofertados são nas áreas de zeladoria/portaria, limpeza e higienização e garçom, setores com demanda constante no mercado de trabalho. As inscrições ocorrem a partir desta quinta-feira, 29, até o dia 27 de fevereiro, ou até o preenchimento total das vagas, no Espaço de Oportunidades, localizado na rua Uruguai, 83, no Centro Histórico.
De acordo com o secretário municipal da Inclusão e Desenvolvimento Humano, Juliano Passini, a iniciativa reforça o compromisso da prefeitura com a inclusão social por meio do trabalho. “O Programa Recomeços tem como eixo central a dignidade e a autonomia das pessoas. Esses cursos representam uma oportunidade concreta de qualificação, ampliando possibilidades de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo trajetórias de superaçãoâ€, destaca.
Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais, moradoras de Porto Alegre, que atuem como catadores ou carrinheiros e que possuam, no mÃnimo, Ensino Fundamental incompleto. Para participar do processo seletivo, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência ou declaração do local de moradia, carta de referência que comprove a atuação na catação de resÃduos sólidos e conta-corrente bancária em nome do candidato.
Cartas - As cartas de referência podem ser emitidas por serviços da rede socioassistencial e por entidades que atuam junto à categoria, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros POP, abrigos, albergues, associações, cooperativas e restaurantes populares. Pessoas em situação de rua também podem participar, mediante declaração dos serviços da rede, que servirão como endereço de referência.
As informações completas podem ser obtidas diretamente no Espaço de Oportunidades ou pelo telefone (51) 3289-2080.
Â
Cristiano Vieira