Prefeitura promove ação com vagas de trabalho exclusivas para pessoas trans

29/01/2022 08:28

O Sine Municipal, em parceria com a Coordenadoria de Direitos de Diversidade Sexual e de Gênero da Secretaria de Desenvolvimento Social, promove, nesta segunda-feira, 31, atividades em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro. Na sede da unidade, localizada na avenida Sepúlveda, Centro histórico, das 9h às 12h, serão ministradas palestras sobre direitos da população LGBTQIA+, empreendedorismo e autoestima.

À tarde, das 13h às 17h, empresas parceiras do Sine estarão no local para cadastrar e realizar entrevistas exclusivas para pessoas transexuais e transgênero. Estão previstas cerca de 35 vagas de emprego exclusivas para o Dia T.

Para a coordenadora de Direitos de  Diversidade Sexual e de Gênero da SMDS, Camila Rodrigues, essa ação é um caminho para garantir mais inclusão no mercado de trabalho. “Essa é uma oportunidade para as pessoas trans trabalharem com a segurança, terem a carteira assinada e para as empresas aproveitarem as vantagens de uma equipe plural”, destaca Camila.

Segundo o diretor do Sine, Adriano Weinmann, existe espaço no mercado a ser ocupado pela população trans. “Sabemos de empresas interessadas na contratação de transexuais e transgênero. O Dia T é uma oportunidade para quem quer se desenvolver profissionalmente”, afirma Weinmann.

Entendendo o T- A letra T da sigla LGBTQIA+ não se refere a uma orientação sexual, mas a identidade de gênero. O termo transgênero descreve pessoas que se identificam com um gênero diferente daquele que lhes foi atribuído no nascimento e decidem fazer a transição ou transformação para o gênero com o qual se identificam. Em 2020, uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apontou que o Brasil possui 4 milhões de pessoas trans, ou 1,9% da população nacional.

Saúde - Em 2021, a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais completou dez anos. Em Porto Alegre, esta população é atendida no Ambulatório Trans que atende junto ao Posto de Saúde Modelo (avenida Jerônimo de Ornelas, 55).

Histórico - O dia 29 de janeiro marca a luta das pessoas Trans desde 2004, quando o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional Travesti e Respeito. A campanha tinha por objetivo estimular a inclusão social desta população.

A fachada do prédio da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) está iluminada com as cores da visibilidade trans.

Programação de segunda-feira no Sine Municipal:

9h - Palestra sobre direitos da População Trans, com Diego Machado Candido, advogado da ONG Igualdade RS
9h30 - Palestra sobre empreendedorismo, com Karen Silva dos Santos, da ONG Impulsiona Empreendedorismo
10h - Exibição do documentário POP TRANS e fala da presidente da Igualdade-RS, Marcelly Malta
11h - Apoio para formatar e preencher currículos
11h30 – Palestra sobre autoestima, com Donato Oliveira, analista comportamental
12h - Intervalo de almoço
13h às 17h - Atendimento e entrevista de emprego

Eduarda Alcaraz

Gilmar Martins