Restaurante Popular começa a servir refeições aos finais de semanas

12/06/2021 14:07
Maria Emilia Portella / PMPA
Desenvolvimento Social
Serão 200 pratos aos sábados e mais 200 aos domingos

A fila começou cedo. Antes das 11h já havia cerca de 100 pessoas aguardando o início do atendimento do Restaurante Popular do Centro (rua Garibaldi, 461) que, a partir deste sábado, 12, passa a fornecer refeições aos finais de semana. Serão 200 refeições aos sábados e mais 200 aos domingos. Neste período de pandemia, foi adotado o sistema de marmitas como forma de prevenção, mas aqueles que não têm onde comer podem usar o espaço interno do restaurante, respeitando todos os protocolos de segurança determinados pela saúde.

Também são disponibilizadas pias para a lavagem das mãos, álcool gel e máscaras para os que não tiverem. A prefeitura passa a disponibilizar 1,1 mil refeições gratuitas diárias para as pessoas em situação de rua e em alta vulnerabilidade social. São quatro regiões da cidade beneficiadas com o serviço. 400 refeições por dia no Centro de segunda a sexta, mais 400 aos finais de semana. 100 refeições por dia na região Cruzeiro, 100 na Lomba do Pinheiro e mais 100 na Restinga.

Breno Tulio Belizário, que vive na rua há três anos, busca a refeição todos os dias no restaurante popular do Centro e estava feliz na manhã deste sábado. “A gente esperava muito que isso acontecesse. Agora ficou muito bom. Muito obrigado."

Seu José Antonio era um dos mais animados na fila. “Sempre almocei no restaurante, desde quando era o antigo. Agora ficou uma maravilha, a gente não precisar correr atrás de comida no fim de semana. Tem dias que a gente acaba não conseguindo. Especialmente quando chove, fica mais difícil”, conta.

O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, participou deste primeiro sábado de atendimento. “Estamos cumprindo o programa de expandir as ações de segurança alimentar durante a pandemia. Com estas 400 refeições aos finais de semana, garantimos a alimentação para os mais necessitados", destaca

Para Niles Kael,  gestor da Organização Social Civil (OSC) parceira da prefeitura na gestão do espaço, é a realização de uma meta. “Desde o início a gente pensava que deveria completar o atendimento durante a semana toda. Estamos muito satisfeitos em realizar isso agora, trabalhando em conjunto com a prefeitura”, enfatiza. A OSC Beith Shalom administra também os espaços da Cruzeiro e Lomba. Niles cita que, com a chegada da Covid-19,  foi percebido um aumento da procura pelas refeições nos espaços dos bairros.

Edital - A prefeitura está selecionando organizações para abrir o quinto restaurante popular da cidade, que irá distribuir cerca de 100 refeições gratuitas por dia. A região do novo restaurante será no Eixo Baltazar, que abrange a Zona Norte e parte da Leste. Podem participar do chamamento público organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tenham interesse em firmar o termo de colaboração com o município pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses. Saiba mais.

Os interessados deverão comparecer à Unidade de Administração de Serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), situada à rua Princesa Isabel, 1.115, 4.º andar, bairro Santana, para a entrega de dois envelopes lacrados, contendo os documentos solicitados, no dia 25 de junho, às 14h.

Restaurantes Populares

Todos os dias
Centro - Rua Garibaldi, 461

De segunda a sexta-feira
Rua Dona Otília, 210, Vila Cruzeiro
Rua Cacimbas, 159, Lomba do Pinheiro
Estrada Chácara do Banco, 71, Restinga

 

Maria Emilia Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes