Semana da Consciência Negra terá feira de afroempreendedores no Largo Zumbi
Nesta sexta e sábado, 19 e 20, será realizada uma feira de afroempreendedores no Largo Zumbi dos Palmares, na av. Loureiro da Silva, 730, bairro Cidade Baixa, das 13h30 às 21h30. Além de produtos artesanais, gastronômicos e de confecções, haverá apresentações artístico-culturais e a 1ª Feira do Livro Afro Porto-alegrense. A unidade do Sine Municipal fará atendimento direto na Feira. O evento também terá espaço para as crianças, com contação de histórias e brincadeiras. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro (CNegro) e o Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre.
A proposta é divulgar e incentivar ações que valorizem a cultura negra e fortaleçam o afroempreendedorismo para conectar a identidade de quem produz com quem consome, além de implementar a renda das famílias. A coordenadora da Igualdade Racial da SMDS, Adriana Santos, explica que esse evento enaltece a comunidade. “O 20 de novembro é um dia muito significativo e proporcionar esse espaço de potencial econômico e cultural enriquece o debate”, destaca Adriana.
No cenário de instabilidade econômica causado pela pandemia da Covid-19, um grande número de microempreendedores individuais e profissionais autônomos apostam no próprio negócio como fonte de renda. No Brasil, 54% da população é negra e o empreendedorismo é o trabalho de 40% deles.
Pesquisa Nacional - O afroempreendedorismo no Brasil é, em sua maioria, feminino, solitário e fortemente ligado ao comércio, à comunicação e à indústria de cuidados. É o que aponta o estudo Afroempreendedorismo Brasil, desenvolvido pela RD Station, Inventivos e o Movimento Black Money. Realizado de 12 a 21 de maio deste ano, o levantamento ouviu 1.016 pessoas e considerou 701 respostas válidas na análise do preenchimento total da pesquisa. Os resultados apontam que o afroempreendedorismo negro movimenta cerca de R$ 1,73 trilhão por ano no país e que há uma diferença de renda de 40% entre negros e brancos.
O diretor financeiro da Rede Brasil Afroempreendedor do Rio Grande do Sul (Reafro/RS), Cristiano Barcellos, ressalta que o afroempreendedorismo está ligado ao empreendedor de base periférica. “Nós queremos criar oportunidades para que os trabalhadores informais tornem-se formais, criando novos empregos, aumentando a fonte de renda e garantido a geração de impostos”, destaca Barcellos.
1ª Feira do Livro Afro Porto-alegrense - O Coletivo de Escritores Negros de Porto Alegre promove uma feira dedicada à literatura e autores pretos no dia 20 de novembro, das 14h às 16h30, também no Largo Zumbi dos Palmares (av. Loureiro da Silva, 730 – Cidade Baixa).
Semana - A 31ª Semana da Consciência Negra de Porto Alegre é realizada de acordo com a Lei Municipal nº 6986, de 27 de dezembro de 1991. A programação é organizada por uma Comissão Especial da Semana, Conselho Municipal do Povo Negro, Coordenação de Direitos e Promoção de Igualdade Racial da SMDS e, neste ano, conta com a parceria da Rede Brasil de Afroeempreendedores – Reafro, Movimento POA Inquieta e Associação Comercial de Porto Alegre.
Andrea Brasil