Votação na Microrregião 1 encerra eleição do Conselho Tutelar em Porto Alegre
A contagem dos votos da Microrregião 1 do Conselho Tutelar de Porto Alegre foi concluÃda no fim da tarde deste domingo, 10. Durante o dia, das 8h30 à s 17h, compareceram à s urnas 2.177 eleitores dos bairros Arquipélago, Anchieta, Farrapos, Humaitá, Navegantes e São Geraldo. Totalizando os votos das outras nove microrregiões, elegeram-se 50 conselheiros e 100 suplentes para a gestão 2024-2027. Foram 171.296 votos válidos (cada eleitor podia escolher até cinco candidatos),44.211 brancos e 14.918 nulos. O resultado final pode ser conferido aqui.
Em decorrência das cheias do GuaÃba, as eleições da Microrregião 1 foram adiadas duas vezes. Para as outras nove microrregiões da Capital ocorreram em 1º de outubro, quando mais de 43 mil pessoas votaram. No total, contabilizando a Microrregião 1, compareceram à s urnas 46.085 eleitores. O número superou o resultado de 2019, que registrou 43.754 votantes.Â
O pleito foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio do governo municipal por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Agora com o processo concluÃdo, o presidente da comissão eleitoral do CMDCA, Paulo Meira, afirma que há motivos para comemorar. "Apesar dos percalços, tivemos êxito na realização do pleito e conseguimos implementar melhorias importantes ao processo". Neste ano, pela primeira vez, a votação foi realizada em urnas eletrônicas.
O treinamento dos conselheiros eleitos será realizado pelo CMDCA em parceria com o Ministério Público (MP/RS), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Até 25 de dezembro deve ser feita a confirmação oficial dos nomes dos novos conselheiros. A posse está prevista para o dia 10 de janeiro.
Â
Gilmar Martins