Brasil celebra o Dia Nacional do Surdo nesta quarta-feira
A Comunidade Surda Brasileira destaca nesta quarta-feira, 26, o Dia Nacional do Surdo e no dia 30, a data lembra o Dia Mundial do Surdo. Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), por meio da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. Atualmente, estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.
O diretor de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Jorge Heleno Brasil, destaca o trabalho de inclusão desenvolvido na prefeitura. “Lembramos que recentemente a SMDSE realizou os Jogos dos Estudantes Surdos, como um forte trabalho de inclusão. Este é nosso foco. Trabalhamos cotidianamente para que cada vez mais as datas comemorativas sejam também campo de novas conquistas”, lembra.
No Brasil, o dia foi escolhido, pois em 26 de setembro de 1857 foi inaugurada primeira escola para Surdos no país, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O Dia Nacional do Surdo foi legalmente instituído pela Lei Federal nº 11.796/2008.
O surdo é aquele que tem perda auditiva, e ela pode ser completa ou apenas parcial. Pode ser causada por diferentes motivos, como a idade, doenças, traumas e outros. Mas existem também crianças que já nascem com a surdez. Existem certas medidas que podem prevenir a perda da audição, mas em alguns casos isso é impossível, não podendo evitar o prejuízo auditivo. a linguagem de sinais (português brasileiro) ou língua gestual (português europeu) é a melhor forma para ajudar o envolvimento mais profundo de pessoas surdas em várias arenas sociais.
Visita guiada - Nesta quarta-feira, 26, terá visita guiada na Pinacoteca Ruben Berta na rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico, a partir das 15h, com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento terá entrada franca. Mais informações pelo e-mail educativo pinacotecaspoa@gmail.com ou pelo telefone (51) 3289-8292. Os participantes vão conferir a exposição O Moderno que eu faço - narrativas de experiência. A mostra surgiu como proposta curatorial pelos mediadores da Pinacoteca – equipe formada pelos acadêmicos Lubianca Montagner Weber, Lucas Bairros, Luiza Ferraz e Vitória Kotz Morlin – e é sustentada a partir de narrativas desencadeadas pela experiência com as obras da Pinacoteca e nas ações educativas com escolas e outros grupos que interagiram com a exposição A Ventura do Moderno, em cartaz no museu até maio passado.Leia mais: Jogos dos Estudantes Surdos terminam com mais de 500 participantes
Denise Righi