Cursos gratuitos de capacitação beneficiam jovens carentes

18/07/2019 18:40
Filipe Lederhos/SMDSE PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Comandante Nádia fez a palestra na formatura do Cidadania e Talento.Com

Ocorreu, nesta quinta-feira, 18, às 15h, a formatura do curso Cidadania e Talento.Com, do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), na sede da instituição, na avenida Dom Pedro II. A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia, dos jovens e de seus familiares. Anualmente, dentro das políticas públicas de inclusão, o CIEE-RS oferece vagas em cursos de capacitação para jovens em estado de vulnerabilidade, atendidos pela prefeitura. 

Para a Comandante Nádia, o curso é uma oportunidade para que os jovens obtenham sua independência econômica. “Qualificação faz a diferença. O mercado de trabalho carece de mão de obra especializada. Parabéns a todos que perseveraram e hoje estão recebendo o seu certificado. Por certo, daqui estão saindo muitos talentos para preencher as vagas de emprego”, ressalta.

O programa, criado em 2004,  já beneficiou 2.901 jovens. Tem como público-alvo adolescentes com mais de 14 anos de escolas públicas. As aulas ocorrem em três unidades (sede do CIEE-RS, Unidade Centro e Unidade Glória) e tiveram duração de dois meses. Entre os assuntos abordados estão informática, cultura, cidadania, entre outros temas importantes de serem debatidos nesta faixa etária. 

A formatura contou com a presença do presidente do Rotary Glória, Luiz Carlos Camargo, do voluntário da Jr Achviement, Helio Zorzi e da psicóloga Bruna Ortiz. Todos foram recepcionados pelo gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS Cláudio Inácio Bins.

Programa - O serviço de desenvolvimento socioeducativo promove ações que auxiliam no desenvolvimento integral do usuário, visando à aproximação, preparação e integração ao mundo do trabalho. As oficinas e palestras desenvolvidas pelo CIEE-RS acontecem na própria sede, em instituições de ensino, associações comunitárias e entidades parceiras tanto públicas quanto privadas e são destinadas ao público em geral, a partir de 14 anos. Existem ainda as oficinas, que fazem parte do programa de desenvolvimento socioeducativo, criado em 1996. As aulas abordam temas como dicção e oratória, técnicas de venda, ética profissional, autoconhecimento profissional e noções básicas de informática

 

Andrea Pinto

Gilmar Martins