Debate sobre autonomia encerra Semana da Pessoa com Deficiência

28/08/2019 18:35

Mais de 150 pessoas lotaram o auditório da Procuradoria Regional da 4ª Região, do Ministério Público Federal, nesta quarta-feira, 28, para a palestra Como Empoderar Pessoas com Deficiência. O evento promovido pela Prefeitura de Porto Alegre fechou a programação da 22ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

O tema foi abordado por Alex Duarte, diretor do filme Cromossomo 21, que aborda as vidas e as dificuldades de pessoas com Síndrome de Down. Durante a palestra, Duarte apontou a autonomia e a confiança da família como pontos fundamentais no processo de empoderamento da pessoa com deficiência.

Para o diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Jorge Brasil, o resultado superou as expectativas. “Desenhamos uma programação ampla para contemplar todas as formas igualitárias de participação das pessoas com deficiência  na sociedade. Do esporte à cultura, conhecimento e culminando com a independência. Em todas as atividades tivemos uma excelente participação de público, só temos a comemorar”.

A semana foi organizada pela equipe da Diretoria Geral de Acessibilidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo de sete dias, exposições, palestras e simpósios produzidos e destinados à PCDs estiveram abertas para o público no Centro Cultural da UFRGS.

A programação só foi possível pela participação de  apoiadores e parceiros: AB Consultoria em Inclusão e Acessibilidade, Mil brinquedos Mil Sorrisos BR, Esporte+, Shine Estética, Mercur, Vital, Charlie Brownie, A Sua Mercê, Coca Cola-Femsa, Ritter, Comitê de Ação Social Laghetto Hotéis, Alibem, Lindoia Shopping, Decathlon, Comdepa, Amrigs, Ministério Público do Trabalho, Agils, Angélica Rizzi Edições, Apabb, Projeto Borboletas, Centro Cultural UFRGS, Cromossomo 21, Cerepal, Clínica Horizontes, Click da Kombi, Espaço T21, Sociedade dos Surdos RS, Faders, Feneis RS, Falaê – Educandário São João Batista, Grêmio Náutico União, Grupo Cerco, Instituto Autismo e Vida, Instituto Pertence, Elo – grupo de Apoio a Adoção, Rs Paradesporto, Signatores, Sine Municipal, Ucergs, Museu de Porto Alegre – Joaquim felizardo, Crefito 5, Agadim, Apae Porto Alegre, Instituto Federal do RS – Sede Alvorada, Instituto Atlas Biosocial.

 

Gabriel Bandeira ( estagiário) / Supervisão: Andrea Pinto Schoeler

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes