Empreendedores em situação de vulnerabilidade são premiados
O Prêmio Baita Empreendedor, voltado a moradores de comunidades carentes que participaram de curso de capacitação realizado em Porto Alegre e incubação para abrir um empreendimento, será entregue nesta quinta-feira, 16, a partir das 19h30, no Garden Pub do Espaço Unisinos, na avenida Dr. Nilo Peçanha,1500, bairro Bela Vista. A iniciativa é da Associação de Jovens Empresários (AJE) e da Agência de Fomento Social Besouro, em parceria com a prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O evento integra a programação da Semana Municipal da Juventude.
A Coordenadoria da Juventude foi parceira desde as inscrições até o acompanhamento do curso de empreendedorismo do programa Inova Jovem, oferecido gratuitamente a jovens de comunidades vulneráveis, entre 18 e 29 anos, que sonham em ter o próprio negócio. Foram duas turmas, com 25 vagas cada, uma na Escola Municipal Chico Mendes, no bairro Mário Quintana, em abril deste ano, e outra na sede da Fundação Pão dos Pobres, no bairro Cidade Baixa, em maio. O curso é resultado de parceria da prefeitura com a Secretaria Nacional da Juventude do governo federal.
Gastronomia, agricultura orgânica, vestuário, salão de beleza e estética são alguns dos setores dos jovens empreendedores. A secretária Denise Russo ressalta o significado da ação. “Educar e capacitar são o melhor caminho para a geração de emprego e renda. O importante da iniciativa é que foi realizada no local onde os alunos vivem, mostrando o melhor modelo de negócio para a realidade de cada um. Esse é um primeiro passo para o êxito das propostas”, afirma. Já o coordenador de Juventude, Filipe Tisbierek, destaca que essa construção nasceu nas comunidades. “Todo negócio pode prosperar quando se dá o devido formato de ensino e suporte para as pessoas”, destaca.
Porto Alegre é a única Capital do país a ter um prêmio próprio para jovens empreendedores de comunidades carentes. Esta primeira edição contou com 189 concorrentes. O presidente da AJE, William Assis, disse que a premiação é mérito de todos os alunos empreendedores. “Ações de gestão administrativa e comercial dentro do contexto de vulnerabilidade social já são categorizadas e reconhecidas por nós como projetos de inovação, alta performance e resiliência”, complementou ele.
Metodologia - Os cursos de formação seguem o modelo By Necessity, criado pela agência gaúcha Besouro, que viu a necessidade de um plano de estudos voltado aos jovens emergentes de favelas ou comunidades periféricas e que soubesse aproveitar a riqueza de conhecimento e sensibilidade desses jovens. O método orienta os alunos a desenvolver um plano de negócios e prevê um período de incubação de três meses, onde os futuros empreendedores seguem com orientações e acompanhamento. A metodologia virou um livro, Riqueza das Favelas, e foi aplicada em favelas do Brasil, Argentina e Colômbia.
O presidente da agência Besouro e criador do método By Necessity, Vinicius Mendes Lima, também ressaltou a importância de reconhecer esses negócios. “O aluno em condições de vulnerabilidade social deve completar 30 horas de estudo em sala de aula e sentir-se preparado para, contrapondo o cenário econômico, abrir as portas de um empreendimento, sem suporte financeiro. Sendo assim, já é um merecedor de premiação“, afirmou. Vinicius cresceu na periferia de Porto Alegre, venceu todas as dificuldades para completar seus estudos e fazer mestrado na Argentina. As pesquisas para a criação do método foram realizadas nas favelas do Rio de Janeiro e da Argentina.
O prêmio – Segue o modelo nacional, com as categorias: Performance Financeira, Histórico Social e Inovação. Os dez finalistas, indicados a partir do seu histórico social e análise financeira, participação no Congresso de Empreendedorismo Digital, organizado pela AJE, que ocorrerá nos dias 14,15 e 16 de setembro, na Unisinos, na avenida Dr. Nilo Peçanha,1500, bairro Bela Vista. Mais informações no site https://www.ajepoa.com.br/conedi. O primeiro colocado receberá uma anuidade na associação, que permite presença em todos os seus eventos e workshops.
A solenidade nacional ocorreu no último mês de junho, em Brasília, e mobilizou representantes dos 27 estados da federação. A gaúcha Bruna Silva, que participou do curso em Porto Alegre, esteve entre as finalistas nacionais. Bruna passou parte da primeira infância entre abrigos e ruas da Capital e hoje é dona de um brechó físico e com e-commerce.
Andrea Brasil