Oficina de mobilização para CEU da Restinga será nesta quarta

07/11/2018 08:52

A primeira Oficina de Mobilização Social - Sensibilização Comunitária – para o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Restinga será realizada nesta quarta-feira, 7, às 19h, na sede da Associação de Moradores da Vila Restinga – Amovir, na rua Engº Oscar de Oliveira Ramos, 1411. O evento, previsto para ocorrer em 27 de outubro, no CTG Porteira da Restinga, foi cancelado devido à chuva forte. As inscrições serão realizadas no local.

O objetivo é mobilizar a comunidade para que se envolva na gestão do Centro de Artes e Esportes da Restinga, localizado na rua Arno Horn, 211. O CEU contará com uma quadra coberta própria para a prática de vôlei e dois prédios. Um deles abrigará uma biblioteca, um telecentro (informática) e um cineteatro. Na outra edificação, haverá uma sala multiuso e um espaço para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 

O cronograma de mobilização social começou em julho e segue até dezembro, totalizando cinco meses de ações com base no plano de trabalho do convênio entre a prefeitura e o governo federal. “Nos Centros de Artes e Esportes Unificados, a mobilização social é uma ferramenta importante para promover o sentimento de apropriação da comunidade em relação ao novo equipamento público, visando a potencializar a sua gestão”, explica a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte na Unidade Gestora Local, Denise Flores.

Centro de Artes e Esportes da Restinga - A prefeitura, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e da Cultura (SMC), reiniciou as obras do Centro de Artes e Esportes Unificados da Restinga em novembro de 2017. A execução do CEU, que beneficiará cerca de 50 mil pessoas do bairro e das imediações, é viabilizada por meio de um convênio com o Ministério da Cultura. Para a continuidade da obra, serão investidos R$ 1.387.958,88.

Centros - Os centros integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Os CEUs são executados com recursos do governo federal repassados aos estados e municípios, que são responsáveis pelas obras, aquisição de equipamentos e mobiliário, mobilização social e posterior gestão do equipamento. 

Programação da oficina
19h - Painel sobre histórico do CEU
20h – Sensibilização: cultura de paz e mediação de conflitos
21h - Ferramentas de gestão e planejamento
21h45 - Definição do calendário das próximas oficinas

  

 

Andrea Brasil