Parada de Luta LGBTI+ têm sequência neste domingo

07/07/2019 08:34
Iniciada nos dias 28 e 29 de junho, a Parada de Luta LGBTI+ de Porto Alegre continua neste domingo, 7, a partir das 10h, no Parque Farroupilha (Redenção). O evento foi transferido em decorrência da chuva. A concentração para a caminhada começa às 10h, com saída prevista para as 15h. Shows de drag queens e trios elétricos estão na programação da parada, que segue até a Orla Moacyr Scliar, com encerramento previsto para as 19h. Pontos de coleta para a Campanha do Agasalho serão distribuídos no local. 

Criada há 12 anos, a parada é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SDMSE), por meio da Unidade de Diversidade Sexual e Gênero, com apoio do Coletivo Parada de Luta. A iniciativa busca discutir a pauta LGBTI+, propondo o diálogo com a sociedade.  

Esta é a primeira vez que a data é celebrada em três ocasiões. Nos dias anteriores, além do show da cantora Valesca Popozuda e da votação da Corte da Diversidade, o evento trouxe debates a respeito de filmes, rodas de conversa e orientações para a população trans sobre vagas de emprego e retificação do nome civil. 

No início de junho, o prefeito Nelson Marchezan Jr. sancionou uma lei que inclui o Dia do Orgulho LGBT no calendário oficial de Porto Alegre. A data também celebra os 50 anos da Revolta de Stonewall, marco histórico na defesa dos diretos das pessoas LGBT+, celebrado no dia 28 de junho. 

Revolta de Stonewall - Membros da comunidade LGBT realizaram uma série de manifestações violentas contra uma invasão da polícia de Nova York, nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, Estados Unidos. Esses motins são considerados os eventos mais importantes que levaram ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país.

  

 

Gabriel Bandeira (estagiário) / Supervisão: Andrea Pinto Schoeler

Andrea Brasil