Prefeitura homenageia destaques nas áreas do trabalho e emprego

15/11/2018 08:33

Com um debate sobre o primeiro ano de aplicação da reforma trabalhista e a análise da importância do empreendedorismo, foi realizado na tarde dessa quarta-feira ,14, a sétima edição do Fórum Municipal do Trabalho, promovido pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), junto com a Comissão Municipal do Emprego (CME). Antes das palestras, a secretária da SMDSE, Denise Ries Russo, e o presidente da Comissão Municipal do Emprego, Marcelo Chiodo, fizeram a entrega da medalha e do diploma Floriceno Paixão a dez personalidades e empresas que tiveram destaque e atuação voltada ao mundo do trabalho e emprego.

Na abertura do evento, realizado no Teatro do Sesc, Denise Ries Russo faz uma saudação especial aos homenageados e aos apoiadores do evento: o Sistema Fecomércio e o Sindilojas. Denise cita também a importância da qualificação profissional para que as oportunidades possam ser ocupadas pelos que buscam o acesso ao mercado de trabalho e a mudança de modelo que a reforma trabalhista traz. “Acreditamos em negócios de impacto social, na transformação dessa sociedade, pensando que o sujeito dessa transformação está em todos os territórios, inclusive os mais vulneráveis. Podemos, ao olhar estes espaços, descobrir as potencialidades das próprias comunidades, com o apoio do poder público e das universidades, para fazer as mudanças. Esse é nosso papel”, conclui.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio RS e presidente do Sindilojas, Paulo Kruze, diz que ainda se vive um período de adaptação às novas regras trazidas pela reforma trabalhista. “Os resultados positivos já começaram a aparecer com a redução do número de queixas e processos trabalhistas. As relações entre empregado e empregador melhoraram, mas ainda há muito desafios a serem enfrentados e solucionados. Iniciativas como o Fórum de hoje, somadas à qualificação profissional, ajudam o país a se recuperar no setor do trabalho”, afirma.

O presidente da CME, Marcelo Chiodo, focou sua abordagem na importância da qualificação profissional. “A reforma vem com esperança de melhora no mundo do trabalho, mas a educação vem como pilar fundamental de tudo. Precisamos de mais ações de incentivo às escolas técnicas profissionalizantes. Há oportunidades, mas falta qualificação”, ressaltou.

Com mediação do diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SMDSE, Leandro Balardin, as palestras começaram com o juiz Federal do Trabalho da 27ª Vara de Porto Alegre, Roberto Siegman, e com o advogado especialista em Direito do Trabalho, Gustavo Juchem, que abordaram os reflexos da reforma trabalhista. Na sequência, o especialista em Legislação das Micro e Pequenas Empresas e em Processos Gerenciais, Lucas Soveral, falou sobre a importância do empreendedorismo e do microempreendedor individual.

Medalha Floriceno Paixão - Foi instituída pelo Decreto 17.744, de 17 de abril de 2012. Os homenageados são eleitos pela Comissão Municipal de Emprego, formada por empresários, empregados e governo. A distinção leva o nome do deputado de Floriceno Paixão, deputado constituinte que nasceu em 1919, na cidade de Taquara, e morreu em 2011. Ele foi o autor da Lei n° 4.090, de 13 de julho de 1962, que regulamentou o 13° salário dos trabalhadores brasileiros.

Reforma trabalhista - A reforma se sustenta em três pilares: consolidação de direitos, segurança jurídica e geração de empregos. O objetivo principal foi modernizar a lei, adequá-la à nova realidade das relações de trabalho e dar mais eficiência ao mercado brasileiro. Segundo dados da Coordenadoria Estatística do Tribunal Superior do Trabalho (TST), após um ano de vigência, a justiça registra significativa redução de conflitos, queixas e no número de novos processos trabalhistas, além do aumento da eficiência da Justiça. Conforme os dados, os novos casos caíram de 289,7 mil, em novembro de 2017, para pouco mais de 89 mil, no mesmo ano. O último número disponível mostra que em setembro de 2018 havia 137,6 mil casos novos.

Homenageados:

Lojas Renner S.A.- É a maior varejista de moda do Brasil. A companhia, constituída em 1965, foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa. Em 2017, a Lojas Renner S.A. deu mais um passo importante ao inaugurar sua primeira operação Renner fora do país, no Uruguai.

Eduardo Lucas Sperb - Contador, especialista em controladoria. Membro do Conselho Fiscal do Sicredi Região Metropolitana, diretor financeiro voluntário do Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul.

José Alberto Reus Fortunati – Bancário, seguiu na carreira política como vereador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Porto Alegre.

Maria Lorena Felippe Solis - Formada em Letras pela Ufrgs, é assistente administrativa da Prefeitura de Porto Alegre desde abril de 2003.

Aquiles Dal Molin Júnior - Engenheiro Civil. Fundador e diretor da Engenhosul Obras Ltda, empresa responsável por grandes obras residenciais, comerciais, industriais e de ensino, que já somam mais de 1,3 milhões de metros quadrados construídos.

Fabiana Estrela - Fonoaudióloga, especialista em voz, especialista em gestão comercial e mestre em neurociências. É diretora do Sindilojas Porto Alegre e diretora de Capacitação da Associação Brasileira de Franchising.

Sérgio Roberto de Araújo - Proprietário e presidente da rede Aldo Magazine. A rede possui hoje aproximadamente 200 colaboradores diretos, fornecedores de todas as regiões do Brasil e milhares de Clientes.

Núcleo Comunitário e Cultural Belém Novo - Criado em 24 de agosto de 2004, é uma entidade sem fins lucrativos e de assistência social. Atende, gratuitamente, milhares de beneficiários, com foco na complementação educacional, cultural, esportiva e principalmente profissionalizante.

Marli Medeiros (em memória) - Líder Comunitária, natural de Alegrete, foi moradora da Vila Pinto, no bairro Bom Jesus, onde iniciou uma Usina de Triagem de Lixo de referência na Capital. Construiu o Centro Cultural James Kulisz. Atualmente, o Centro Cultural atende 520 crianças e jovens.

Giane Heidrich Guerra – Jornalista, é apresentadora e colunista de economia na Rádio Gaúcha, colunista no site GaúchaZH e tem a coluna semanal Acerto de Contas em Zero Hora. Nos seus espaços, busca noticiar informações de economia de forma mais compreensível. Aborda assuntos de finanças, mercado de trabalho, legislação voltada à economia, educação financeira, entre outros.

Maria Emília Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes