Prefeitura homenageia destaques nas áreas do trabalho e emprego

15/10/2019 18:30

 

Joel Vargas / PMPA
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ESPORTE
Medalha Floriceno Paixão foi entregue, em fórum nesta terça-feira, para 11 personalidades

A oitava edição do Fórum Municipal do Trabalho foi realizada na tarde desta terça-feira, 15 , promovida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Comissão Municipal do Emprego (CME). Antes das palestras e do debate sobre empreendedorismo, foram entregues a medalha e o diploma Floriceno Paixão para 11 personalidades que tiveram destaque e atuação voltada ao mundo do trabalho e emprego.

Na abertura do evento, realizado no Teatro do Sesc, a secretária Comandante Nádia saudou os homenageados e destacou a importância do trabalho. “O melhor projeto social para as pessoas é o emprego. Esse fórum é muito apropriado para falarmos sobre esse tema, que dá ou devolve dignidade às pessoas", ressalta. O presidente da Comissão Municipal de Emprego, Leandro Balardin, agradeceu a parceria dos que possibilitaram a realização do Fórum, em especial o Sesc que cedeu o espaço.

A apresentação do tema das palestras foi feita pelo presidente da Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, que trouxe a visão do cooperativismo sobre emprego e desemprego. “O cooperativismo gaúcho tem, hoje, três milhões de associados e gera cerca de 66 mil empregos. O que impulsiona o cooperativismo é a agroindústria, motivo de estudos por  várias universidades, é o setor que mais gera empregos, depois da construção civil, e precisa ter uma atenção especial a estes dados”, frisa.

As palestras começaram com o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, pós-doutor em Educação e mestre em Engenharia de Produção e Gestão de Escola Técnica. “Os empreendedores enfrentam dificuldades para encontrar pessoas qualificadas para ajudá-los a tocar seus negócios”, afirma.

A segunda palestra foi sobre a configuração da mente para empreender, a Mindset, termo muito popular no mundo do empreendedorismo. O tema foi abordado pelo professor Paulo Ferreira, com ampla carreira no setor de administração e revisão organizacional e há mais de 30 anos realizando trabalhos em neurociências. “A nossa abordagem é neurociência cognitiva comportamental, ou seja, educação. Aplicamos modelos e identificamos os quadrantes e sua relação com competências e necessidades, conseguindo fazer um diagnóstico decomo as pessoas podem traçar seus caminhos".

Medalha Floriceno Paixão - A entrega da Medalha Floriceno Paixão foi realizada pela secretária da SMDSE, Comandante Nádia; pelo presidente da Comissão Municipal do Emprego, Leandro Balardin; pelo presidente do Sistema Fecomércio/RS, Luiz Carlos Bohn; pelo presidente da Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius; pelo presidente do Sindilojas POA, Paulo Kruse; e pela vereadora Claudia Araújo.

Instituída pelo Decreto 17.744, de 17 de abril de 2012, homenageia personalidades eleitas pela Comissão Municipal de Emprego, formada por empresários, empregados e governo. A distinção leva o nome do deputado Floriceno Paixão, deputado constituinte que nasceu em 1919, na cidade de Taquara, e morreu em 2011. Ele foi o autor da Lei n° 4.090, de 13 de julho de 1962, que regulamentou o 13° salário dos trabalhadores brasileiros.

Homenageados:

Alexandre Grendene Bartelle - Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Empresário presidente do Conselho de Administração da Grendene S/A, além de participar de outras empresas.

Nora Livonius Teixeira - Bacharel em Direito pela PUCRS. Há 28 anos atua no ramo de eventos e festas e há seis anos é proprietária da Casa NTX. Engajada em causas sociais humanitárias e na causa animal. Em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, participou da criação do projeto POA Solidária. Seu foco, atualmente tem sido presidir o grupo “Voluntárias pela Vida”.

Gelson Santana - Desde a década de 1960 morador do Campo da Tuca. Ele foi carroceiro, vendedor de jornal, engraxate, vendedor de bilhete de loteria, ajudante de serviços gerais no Estaleiro Só. Depois de trabalhar por quase dez anos como servente das obras do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Porto Alegre, entrou na diretoria da instituição onde hoje é presidente. Gelson é também secretário nacional da Construção Civil da União Geral dos Trabalhadores

Jesus Augusto de Mattos – Bacharel em direito pela PUCRS, é representante da OAB-RS como conselheiro titular no Conselho Deliberativo do Programa De Proteção, Auxilio e Assistência e Testemunhas Ameaçadas – Protege.

Vanessa de Paula Motta - Bacharel em Relações Internacionais, pós-graduanda no Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no curso de Relações Internacionais - Geopolítica e Defesa. Atuou como assistente técnica no Sebrae-RS, foi Relações Governamentais no Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas). Integra a Comissão Municipal de Emprego de Porto Alegre.

Renato Sérgio Pereira da Silva - Empresário, pós-graduado em Marketing, é fundador da rede Belshop, a maior rede de cosméticos do Sul do Brasil.. Hoje a rede conta com mais de 700 pessoas envolvidas, entre colaboradores e autônomos..

Zildo de Marchi - Empresário do setor de gêneros alimentícios. Ex-presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac na gestão 2010-2014, teve como trajetória profissional diversas experiências no meio sindical e empreendedor. Foi o fundador do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul, do qual foi presidente durante 25 anos, sendo um dos responsáveis pela união dos cinco grupos do setor terciário, que atualmente formam a Fecomércio-RS.

Maria Isabel Nehme - Formada em Administração Hoteleira na UCS. Por 18 anos atuou no Sindicato de Hotéis  de Porto Alegre. Atualmente exerce suas atividades como consultora empresarial, tendo desde 2016 atuado para o Sindicato Intermunicipal da Hotelaria e na Associação de Comerciantes da Cidade Baixa.

Denoir José da Silva - Foi agricultor, pedreiro, técnico em Eletrônica, líder comunitário e servidor público. Graduado em Gestão Pública pela Uninter, onde atua nos últimos 20 anos. Eleito vereador de Cachoeirinha por dois mandatos, foi secretário municipal em diversas pastas e exerceu por quatro anos a função de diretor do Trabalho do Estado, período em que foi membro da Comissão Municipal de Emprego, de Porto Alegre

Veiridiana de Oliveira da Costa - Bacharel em Administração de empresas pela Unisinos, com extensão em Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial pelo Cegov da UFRGS. É servidora de carreira do município de Porto Alegre. Em 2016 desempenhou a função de vice-presidente da Comissão Municipal de Emprego. Atualmente atua na Divisão de Dívida Pública do Tesouro Municipal da Secretaria da Fazenda do Município

Georgia Volkmer - Assistente Social graduada pela Universidade Luterana do Brasil. Servidora da Prefeitura de Porto Alegre desde 2012, atualmente é gerente da Unidade de Qualificação Profissional e Geração de Renda da Diretoria do Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte e secretária executiva da Comissão Municipal de Emprego.

 

 

Maria Emília Portella

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes