Desenvolvimento Social e Esporte

Tarde de integração entre usuários das piscinas públicas

15/02/2020 21:00
Divulgação / PMPA
Desenvolvimento Social e Esporte
Desde 4 de janeiro, mais de 30 mil pessoas já utilizaram as piscinas

Cerca de 50 alunos de natação participaram do Top das Piscinas Públicas 2020, na tarde deste sábado, 15, no Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi). Foram escolhidos o rei e a rainha mirins das piscinas públicas de Porto Alegre.

A iniciativa foi da Diretoria de Esportes, Recreação e Lazer da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com os Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips), vinculados à Secretaria de Relações Institucionais (SMRI). Todos receberam medalhas de participação. 

Gabriel Oliveira, do Centro de Comunidade Restinga (Cecores), foi escolhido o rei mirim, e Jhully da Silva dos Santos, do Centro de Comunidade Vila Ingá, foi eleita rainha mirim.

Divulgação / PMPA
Desenvolvimento Social e Esporte
Foram escolhidos o rei e a rainha mirins e a soberana das piscinas públicas 156

Também foi realizada a escolha da soberana das piscinas públicas, com participantes a partir dos 60 anos. Houve um empate entre Vera Regina Almeida dos Santos, representante do Cecores e da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps), e Vera Icaso, do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam).

Para o secretário em exercício do Desenvolvimento Social e Esporte, Nelson Beron, o destaque foi a integração entre as comunidades e a transversalidade da ação. “É muito importante aproximarmos as comunidades dos diversos bairros da cidade em atividades de esporte e de lazer.  Tivemos um excelente resultado graças ao envolvimento e participação dos representantes dos Crips”, ressalta.

O coordenador de Esporte e Lazer, Cláudio Franzen, observa que as piscinas proporcionam melhor qualidade de vida, por meio das atividades esportivas aquáticas, lazer e integração para as famílias que permanecem em Porto Alegre no Verão.

Também participaram do evento a vereadora Comandante Nádia, representando o Legislativo Municipal, a professora Débora Garcia, representando o Conselho Regional de Educação Física, e o coordenador de Diversidade Sexual e de Gênero da SMDSE, Daniel Boeira.

Temporada - A temporada das piscinas públicas encerra-se no dia 2 de março. Desde 4 de janeiro, mais de 30 mil pessoas já utilizaram as estruturas com banho livre, de terça a domingo, e aulas de natação e hidroginástica, no período da manhã, de terça a sexta-feira.

A temporada de piscinas públicas é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e conta com a parceria da Associação Brasileira de Químicos (ABQ), que garante a qualidade e o tratamento químico da água. 

Para usar a piscina, é preciso fazer a carteirinha. O documento é confeccionado com apresentação do RG, uma foto 3x4 e um comprovante de residência diretamente na secretaria dos centros comunitários. Após, o banhista deve participar da Oficina de Saúde, realizada no próprio local, para o repasse de regras e orientações gerais para o uso das piscinas.

Piscinas abertas:

- Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam)
rua Arroio Grande, 50 - Parque Madepinho
- Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima)
rua Comoati, 64 - Bairro Santa Maria Goretti
- Centro Comunitário Vila Ingá (Cevi)
rua Papa Pio XII, 350 - Bairro Passo das Pedras
- Centro de Comunidade Restinga (Cecores)
rua Economista Nilo Wulff, 50 - Bairro Restinga
- Centro de Comunidade Vila Floresta (Cecoflor)
rua Irene Caponi Santiago, 290 – Bairro Vila Floresta

  

 

Gabriel Bandeira (estagiário)/Supervisão: Maria Emília Portella

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes