Alunos da Emei Unidos da Paineira visitam a Arena do Grêmio
Vinte e sete alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Unidos da Paineira, no bairro Partenon, visitaram a Arena do Grêmio nesta segunda-feira, 27. O passeio faz parte de uma série de atividades que têm como tema o futebol, em decorrência da realização da Copa do Mundo da Rússia este ano. O projeto apresentou para as crianças conhecimentos sobre o país sede da última Copa, detalhes sobre o esporte e informações sobre Internacional e Grêmio, os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul. Além disso, em junho, a escola visitou o Estádio Beira-Rio.
Já na rampa de acesso à Arena, as crianças entoavam cânticos com o nome do Grêmio. A maioria dos alunos das turmas de Jardim A e B (entre 4 e 5 anos) são gremistas, e, para muitos, essa foi a primeira vez que conheceram o estádio. O roteiro do passeio proporcionou para os pequenos gremistas, e também aos colorados, uma visita completa às instalações. Primeiro, os alunos conheceram um local privilegiado das arquibancadas do estádio, os assentos VIP.
Em seguida, as crianças desceram até outro setor exclusivo da Arena: a sala de imprensa, considerada a maior do país. Nessa parte, os alunos sentaram-se na mesa de entrevistas, como se fossem jogadores, enquanto conversavam com as professoras. Logo após, a turma conheceu o vestiário, onde assistiram um vídeo com lances de jogos do Grêmio e ver o uniforme dos atletas.
Para completar a experiência, as crianças entraram no gramado da Arena pelo mesmo túnel que passam os jogadores, visualizando o estádio pela mesma perspectiva dos profissionais. Segundo a vice-diretora da escola, Louise Canellas Benchaya, os passeios na Arena do Grêmio e Estádio Beira-Rio ajudaram as crianças a enxergarem o esporte não apenas como diversão e lazer, mas também como uma profissão.
Sobre isso, Louise comenta que, no imaginário da criança, um estádio é apenas um campo e poder conhecê-lo de verdade ajuda alguns a desejarem ser atletas profissionais. A diretora, Cláudia Machado Bittencourt, conta que o grande ganho do esporte na educação é o incentivo ao trabalho em equipe. “A questão central do esporte é o respeito à coletividade e ao trabalho em grupo. No futebol, tudo depende de uma equipe e do respeito às regras, exatamente o que falamos em sala de aula”, disse Cláudia.
E por fim, a diretora citou um trecho do hino da Emei Unidos da Paineira. “Pois nós somos unidos, pois nós somos unidos, Unidos da Paineira”. Ou seja, a união está enraizada na cultura da escola e a equipe pedagógica viu no futebol uma oportunidade para transmitir isso para as crianças. Como a vice-diretora Louise complementa, esses não são princípios válidos apenas para o esporte, mas também para a vida.
Denise Righi