Ano letivo começa com desafio da recuperação e ainda com cuidados da pandemia

21/02/2022 17:43
Gabriel Varani/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Ano letivo prevê aulas 100% presenciais na rede municipal de ensino

O ano letivo para os alunos das escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre começou nesta segunda-feira, 21, em clima de reencontro. Cerca de 40 mil estudantes retomaram as atividades presenciais, após o recesso escolar de verão. Em cinco delas, de diferentes regiões da Capital, este retorno foi um pouco diferente, já que os seus 1.600 alunos, agora, têm atividades durante os dois turnos, dentro da escola, no início da implantação do Programa Mais Tempo na Escola. 

Para possibilitar uma retomada mais tranquila, para os alunos e as famílias, foram estabelecidos dois dias de acolhimento, nas escolas. Permitindo, assim, que os estudantes possam se ambientar à nova rotina. A partir de quarta-feira, 23, será iniciado, então, o processo de transmissão de conteúdo, com aulas 100% presenciais. 

Pela manhã, a secretária Janaina Audino visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Moradas da Hípica, na Zona Sul. Ela disse que agora a prioridade é a recuperação das perdas pedagógicas provocadas pela pandemia.
“A secretaria implementou, desde a semana passada, o programa de correção de fluxo, reunindo 77 turmas de trinta escolas, justamente para focarmos naqueles alunos que têm distorção idade/ano, ou seja aqueles que estão atrasados no fluxo escolar, em idade acima da série em que deveriam estar”, explicou.

Alimentação - O processo de alimentação escolar foi planejado de forma que as 56 escolas já tivessem recebido os alimentos que fazem parte do cardápio da alimentação escolar, inclusive com a previsão da refeição extra, destinada às cinco de turno integral. Foram em torno de 27 toneladas de alimentos não perecíveis distribuídos, ao longo da semana passada. Já a entrega dos perecíveis foi iniciada nesta segunda-feira, uma vez que acontece de forma semanal.

Equipes - As novas equipes de cozinha e de serviços gerais, contratadas a partir do processo seletivo dos trabalhadores temporários, começaram a se integrar às escolas a partir da última sexta-feira, 18. Ao todo, 807 novos contratos foram assinados entre a última quinta-feira, 17, e a tarde desta segunda-feira, 21. A previsão é de que os quadros estejam fechados até esta terça-feira, 22, permitindo que as escolas sigam funcionando normalmente.  

Também foi feita a renovação de 620 regimes especiais de trabalho, pagos entre janeiro e fevereiro e retroativos a contar de 1º de janeiro de 2022, além da concessão de 300 novos regimes, de acordo com as indicações apontadas pelas direções, nos fechamentos de quadro. Para completar o quadro de RH das escolas, foi feita a convocação de 284 professores contratados e que estão sendo nomeados desde o dia 3 de fevereiro.

Foram nomeados, ainda, professores do Concurso das diversas Áreas do Conhecimento do Ensino Fundamental, com previsão de lotação a contar de março. No início deste mês, a prefeitura também autorizou a nomeação de 135  monitores para suprir a necessidade do quadro de Recursos Humanos das unidades de ensino. Parte deles será destinada ao trabalho com alunos da Educação Especial. As EMEFs receberam novas remessas de álcool em gel para utilização pelas equipes e estudantes, item que já aparecia nas classes que seriam ocupadas pelos estudantes.

Gabriel Varani/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Agentes da EPTC acompanharão o início da volta às aulas

Trânsito - Enquanto no pátio os alunos iam se reambientando à rotina escolar, no entorno, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizava o trabalho de fiscalização e orientação do trânsito e da circulação de veículos na região. 

O diretor de operações da EPTC, Cirilo Faé, destacou a importância da segurança no trânsito, através da participação das equipes de fiscalização e educação da empresa, uma vez que as escolas retornam suas atividades após dois anos de pandemia. “Esperamos sempre buscar, enquanto órgão público, a aproximação com a equipe diretiva, com os pais dos alunos, para que o poder público faça, cada vez mais, este estreitamento de laços com a comunidade em geral” finalizou Faé.

 

Antônio Bavaresco

Lucas Barroso

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