Aulas presenciais são retomadas em Porto Alegre

05/10/2020 11:59
Anselmo Cunha/PMPA
EDUCAÇÃO
Crianças foram recebidas com álcool em gel e medição de temperatura

As atividades letivas de educação infantil, do terceiro ano do ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA) e profissionalizante, das redes pública e privada de Porto Alegre, estão autorizadas de forma presencial a partir desta segunda-feira, 5, após mais de seis meses de suspensão devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. As instituições de ensino deverão seguir os protocolos sanitários publicados no Decreto 20.747.

Nove crianças da Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Tia Beth, no bairro Bom Jesus, foram recebidas pela equipe pedagógica com carinho e também com uma torta de chocolate. Eram três do Maternal, duas do Jardim A e quatro do Jardim B. Ao todo, 55 crianças são atendidas no local. Na entrada da Tia Beth, que passou por ampla reforma estrutural entre agosto de 2019 e fevereiro deste ano, há álcool em gel para a higienização das mãos e a temperatura de quem entra é medida por um termômetro com sensor infravermelho. Cartazes informativos sobre a Covid-19 e marcações no chão acerca do distanciamento social também fazem parte das medidas sanitárias adotadas por professores e funcionários.

As crianças desenvolveram atividades mesmo durante a suspensão das aulas. O projeto Retratos da Pandemia, por exemplo, rendeu várias fotos dos alunos em casa no período sem encontros presenciais. As imagens estão penduradas no refeitório da Tia Beth.

“Não paramos durante a pandemia. Trabalhamos muito, com distribuição de kits de gêneros alimentícios, encontros on-line e atendimentos remotos. Distribuímos mais de 110 toneladas de alimentos para as famílias, além de doações de roupas no inverno”, conta o vice-diretor da Rede Calábria, Edson Luiz Zanella. A escola tem como mantenedora essa instituição conhecida, ainda, como Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro de Promoção da Infância e Juventude (CPIJ). “As crianças chegam dando aula para nós sobre a Covid-19”, relata a coordenadora das escolas infantis do CPIJ, Karine Arceno. 

No dia 13, serão retomadas a alimentação e atividades de apoio para os demais níveis da educação básica. As aulas foram suspensas em todas as redes de ensino, em todos os níveis, em março. 

Saiba mais – As instituições de ensino estatais receberam R$ 2,5 milhões como verba extra da Prefeitura de Porto Alegre para a aquisição de materiais para proteção contra o coronavírus. Já as comunitárias receberam o valor integral referente ao mês de setembro, totalizando R$ 12.695.383,50. Ainda nesta segunda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá oferecer um treinamento on-line sobre os protocolos, que estará disponível. 

Mais informações sobre volta às aulas aqui. 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

   

 

André Malinoski

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes