Aulas presenciais s√£o retomadas em Porto Alegre

05/10/2020 11:59
Anselmo Cunha/PMPA
Crianças foram recebidas com álcool em gel e medição de temperatura

As atividades letivas de educa√ß√£o infantil, do terceiro ano do ensino m√©dio, educa√ß√£o de jovens e adultos (EJA) e profissionalizante, das redes p√ļblica e privada de Porto Alegre, est√£o autorizadas de forma presencial a partir desta segunda-feira, 5, ap√≥s mais de seis meses de suspens√£o devido √† pandemia causada pelo novo coronav√≠rus. As institui√ß√Ķes de ensino dever√£o seguir os protocolos sanit√°rios publicados no Decreto 20.747.

Nove crian√ßas da Escola Comunit√°ria de Educa√ß√£o Infantil (Ecei) Tia Beth, no bairro Bom Jesus, foram recebidas pela equipe pedag√≥gica com carinho e tamb√©m com uma torta de chocolate. Eram tr√™s do Maternal, duas do Jardim A e quatro do Jardim B. Ao todo, 55 crian√ßas s√£o atendidas no local. Na entrada da Tia Beth, que passou por ampla reforma estrutural entre agosto de 2019 e fevereiro deste ano, h√° √°lcool em gel para a higieniza√ß√£o das m√£os e a temperatura¬†de quem entra √© medida por um term√īmetro com sensor infravermelho. Cartazes informativos sobre a Covid-19 e marca√ß√Ķes no ch√£o acerca do distanciamento social tamb√©m fazem parte das medidas sanit√°rias adotadas por professores e funcion√°rios.

As crianças desenvolveram atividades mesmo durante a suspensão das aulas. O projeto Retratos da Pandemia, por exemplo, rendeu várias fotos dos alunos em casa no período sem encontros presenciais. As imagens estão penduradas no refeitório da Tia Beth.

‚ÄúN√£o paramos durante a pandemia. Trabalhamos muito, com distribui√ß√£o de kits de g√™neros aliment√≠cios, encontros on-line e atendimentos remotos. Distribu√≠mos mais de 110 toneladas de alimentos para as fam√≠lias, al√©m de doa√ß√Ķes de roupas no inverno‚ÄĚ, conta o vice-diretor da Rede Cal√°bria, Edson Luiz Zanella. A escola tem como mantenedora essa institui√ß√£o conhecida, ainda, como Instituto Pobres Servos da Divina Provid√™ncia ‚Äď Centro de Promo√ß√£o da Inf√Ęncia e Juventude (CPIJ). ‚ÄúAs crian√ßas chegam dando aula para n√≥s sobre a Covid-19‚ÄĚ, relata a coordenadora das escolas infantis do CPIJ, Karine Arceno.¬†

No dia 13, serão retomadas a alimentação e atividades de apoio para os demais níveis da educação básica. As aulas foram suspensas em todas as redes de ensino, em todos os níveis, em março.

Saiba mais ‚ÄstAs institui√ß√Ķes de ensino estatais receberam¬†R$ 2,5 milh√Ķes como verba extra¬†da Prefeitura de Porto Alegre para a aquisi√ß√£o de materiais para prote√ß√£o contra o coronav√≠rus. J√° as comunit√°rias receberam o¬†valor integral referente ao m√™s de setembro, totalizando R$ 12.695.383,50. Ainda nesta segunda, a Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) ir√° oferecer um treinamento on-line sobre os protocolos, que estar√° dispon√≠vel.¬†

Mais informa√ß√Ķes sobre volta √†s aulas aqui.¬†

Para mais informa√ß√Ķes sobre o coronav√≠rus,¬†clique aqui.

Veja aqui as √ļltimas not√≠cias sobre a pandemia.

André Malinoski

Taís Dimer Dihl