Candidatos à direção de escolas iniciam curso de gestão na Smed

02/03/2020 17:33
Raphaela Auad/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Objetivo da capacitação é ampliar o olhar do candidato a gestor

O curso de gestão para os candidatos à direção e vice-direção das escolas da rede municipal de ensino teve início na manhã desta segunda-feira, 2, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Duas turmas iniciam o processo agora, com 60 alunos cada. O objetivo da capacitação é ampliar o olhar do candidato a gestor, compartilhando ferramentas que contribuam para a administração das escolas, com foco na aprendizagem do estudante. A aprovação no curso é um dos requisitos para a candidatura aos cargos de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal, de acordo com a lei 12.659, sancionada em janeiro pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior.

“A educação é transformadora quando ensina os alunos. A nova lei da eleição para diretores atua nos três eixos que consideramos fundamentais para melhorar a educação de Porto Alegre: o aluno no centro gravitacional das decisões, a valorização do papel do diretor na gestão e a ampliação da participação das famílias na vida escolar”, explica o secretário de Educação, Adriano Naves de Brito.

A diretora pedagógica da Smed, Maria Cláudia Bombassaro Callegari, apresentou a proposta da capacitação e exibiu um mapa com a distribuição por região das 43 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 56 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 207 Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) e três Escolas Comunitárias de Educação Básica (Ecebs). “Ser gestor não é fácil, mas há ferramentas para se fazer a gestão de uma maneira mais eficiente e com melhores resultados”, salienta Maria Cláudia.

Após a apresentação do cenário e do plano de gestão que cada participante terá de entregar ao final da capacitação, a primeira aula foi encerrada. A vice-diretora Martina Lopes, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Osmar dos Santos Freitas, no bairro Santa Tereza, espera se atualizar com as aulas. “A partir dessa capacitação, espero ficar mais por dentro da legislação. É importante para conhecer o cargo e ter a formação específica. Neste primeiro momento, pretendo seguir na vice-direção, mas no futuro espero me candidatar ao cargo de diretora”, conta Martina. “Na escola onde trabalho, queremos melhorar a questão pedagógica. Esse é um dos nossos objetivos, ao lado da comunidade e das famílias. Queremos valorizar o aspecto pedagógico diante da comunidade, que nos apoia muito”, completa.

Saiba mais – O curso de gestão escolar é desenvolvido no auditório da Smed e está dividido em turmas no turno da manhã (8h às 12h) e no período da tarde (14h às 18h). Serão oito módulos compostos por quatro horas cada. Ao total, ocorrerão 40 horas de aula (32 horas presenciais e oito a distância). Um plano de gestão será entregue por cada participante no dia 9. Os critérios de avaliação são 100% da presença nos encontros e a entrega desse plano, de acordo com a estrutura proposta.

 

 

André Malinoski

Rui Felten