Com prazo até o dia 5, Adote um Escritor tem 70 autores inscritos

27/03/2019 11:15
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Emei Ilha da Pintada recebeu o escritor Ricardo Silvestrin, na semana passada

seloAutores, editoras e distribuidoras interessadas em participar do programa Adote um Escritor em 2019 podem candidatar-se até o dia 5 de abril diretamente na Secretaria Municipal de Educação (Smed). Basta preencher os formulários de adesão (veja abaixo versões para autores e editoras ou distribuidoras), com dados pessoais e informações a respeito dos livros produzidos ou dos disponíveis para comercialização. 

Até a manhã desta quarta-feira, 27, mais de duas dezenas de empresas e 70 escritores já estavam inscritos. “Esta alta adesão demonstra que havia interessados em participar que estavam de fora do processo. Agora, as escolas poderão fazer suas escolhas com um universo maior de oferta”, comemora o secretário Adriano Naves de Brito.

Este mês, a Smed realizou encontros para apresentar o projeto para esses públicos: um para autores, outro para as empresas. 
O programa consiste, em sua essência, no encontro do autor adotado com os estudantes que trabalharam seus livros em sala de aula durante o ano, e agora tem um novo formato de participação. Desenvolvido há 17 anos pela Smed e presente nas 99 escolas da rede, o Adote, por mais de uma década, foi realizado com um único parceiro. 

Agora, sem mais intermediários, a Smed busca democratizar e diversificar o acesso ao Adote também para autores independentes e pequenas editoras. Outra mudança é que os professores, pela primeira vez, farão parte da curadoria. “O novo modelo passa a dar maior protagonismo à escola na escolha dos autores e de suas obras”, diz o secretário.


O Adote um Escritor é uma das iniciativas do Redes pela Leitura, a política de fortalecimento da leitura da Smed para os alunos da rede. A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada, por exemplo, recebeu o escritor Ricardo Silvestrin na última sexta-feira, 22. A atividade faz parte das comemorações da Semana de Porto Alegre, que comemora os 247 anos. 

O investimento neste ano será de R$ 580.120, pouco mais que os R$ 578 mil repassados às escolas no ano passado, quando os recursos aumentaram em 170%. Poderão ser utilizados tanto na aquisição de livros para o Adote como para os acervos das bibliotecas das escolas, na visita à Feira do Livro de Porto Alegre e no pagamento do cachê do autor no momento da visita à escola para atividades pedagógicas com os alunos. 

Novo formato – Após a compilação dos dados dos formulários, as informações constarão de um catálogo organizado pela coordenação do Redes pela Leitura que será encaminhado às escolas. Após a seleção dos livros pelos professores, as respectivas editoras ou distribuidoras são acionadas para oferta das publicações diretamente nas escolas. A aquisição está prevista para ocorrer a partir de abril. A Smed promoveu dois encontros preparatórios para apresentar o novo formato do Adote a possíveis parceiros. Outras informações para participação no programa podem ser obtidas na Biblioteca da Smed, pelo telefone (51) 3289-1965 e e-mail biblioteca@smed.prefpoa.com.br

Acesse os formulários de adesão:

Autores

http://bit.ly/InscricaoAdote

Editoras e distribuidoras

http://bit.ly/2O7j125

 

Cristina Lac

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes