Adote um Escritor: Ricardo Silvestrin visita Emei Ilha da Pintada

22/03/2019 15:17
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Autor ouviu perguntas das crianças e recebeu desenhos que fizeram em sua homenagem

seloA Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada recebeu o escritor Ricardo Silvestrin nesta sexta-feira, 22. Os alunos puderam conhecer o autor e ler suas obras por intermédio do Adote um Escritor, programa que incentiva a leitura nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A atividade faz parte das comemorações da Semana de Porto Alegre, que comemora os 247 anos.

A escola preparou-se para a visita elaborando trabalhos inspirados nas histórias do escritor, como “A moda genética” e “Pequenas observações sobre a vida em outros planetas”, com a recriação de alguns planetas descritos por Silvestrin em seu livro pelos pequenos. 

Com garrafas e latas, por exemplo, eles construíram instrumentos do Planeta Samba. Já com papel de cor preta e lápis cinza, desenharam sua visão sobre o Planeta Escuro. A atividade oportunizou um momento de estímulo da imaginação e do olhar interpretativo.

Esses projetos culminaram no encontro de Ricardo com a escola. Ele recitou suas poesias para os alunos e cantou com eles “Planeta Poft”, música de Kleiton e Kledir inspirada em sua obra. Logo após, ouviu as perguntas das crianças e recebeu desenhos que fizeram em sua homenagem. 

A diretora Luciana Scolari conta que as turmas estavam ansiosas para a visita e que o momento propicia a desmistificação do autor. 

“É significativo que elas vejam que o escritor é uma pessoa como elas, fazendo-as se colocarem na situação real”, disse Luciana.

Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Silvestrin recitou poesias para os alunos e cantou com eles

Ricardo também incentivou as crianças a aproveitarem o espaço da biblioteca escolar, contando o início de sua história como escritor. Na juventude, Ricardo sonhava em compor músicas de rock e, para melhorar a escrita, visitava a biblioteca para ler poesias. O hábito trouxe o encantamento pela literatura, incentivando-o a produzir suas próprias obras. Por isso, Silvestrin aconselha: 

“Vocês tem uma biblioteca bem legal aqui não tem? Então aproveitem os livros”.

Segundo a diretora, o Adote um Escritor é fundamental para gerar nos alunos o interesse pela leitura, sendo esse um meio de abrir os olhos deles para o mundo. 

“Para poder formar um leitor tem que oportunizar e ofertar a leitura. Com o Adote, eles se apropriam da linguagem dos livros”, comentou Luciana.

Ricardo Silvestrin – Escritor, poeta e músico, Ricardo é formado em Letras pela Ufrgs. Em 1985, publicou seu primeiro livro de poemas, “Viagem dos olhos”. Ao todo, o autor publicou 22 obras. Ganhou cinco vezes o Prêmio Açorianos de Literatura: como poeta, como autor de livro infantil, como editor e como destaque de mídia.

Adote um Escritor – Este ano, é a primeira vez que a Smed congrega os principais atores do programa em sua fase preparatória. O objetivo é democratizar o acesso e diversificar o número de parceiros, oportunizando a participação de autores independentes e pequenas editoras. Os recursos, já garantidos, somam R$ 580 mil. O Adote integra o programa Redes pela Leitura.

 

 

Fernando Campos (estagiário - supervisão Luzia Lindenbaum)

Matheus Beust

Acompanhe a prefeitura nas redes