Edital para atrair startups segue aberto até 6 de setembro

25/08/2018 08:23
Luciano Lanes / PMPA
EDUCAÇÃO
Conforme Brito, as propostas devem contribuir para a qualificação da aprendizagem

O edital de chamamento p√ļblico do Star.Edu, programa da Secretaria¬†Municipal de Educa√ß√£o (Smed) para a busca de solu√ß√Ķes inovadoras para¬†a rede municipal de ensino, permanece aberto at√© 6 de setembro.¬†Startups de todo o pa√≠s podem se inscrever e apresentar propostas at√©¬†as 23h59 da data limite. A iniciativa conta com a parceria da Alian√ßa¬†para Inova√ß√£o de Porto Alegre, formada por Ufrgs, PUCRS e Unisinos. O edital e a ficha¬†on-line¬†de inscri√ß√£o podem ser acessados no¬†site¬†da¬†Smed.

‚ÄúSelecionaremos propostas que possam contribuir para a qualifica√ß√£o da¬†aprendizagem e desempenho dos alunos e aumentar a efici√™ncia da gest√£o¬†escolar‚ÄĚ, destaca o secret√°rio municipal de educa√ß√£o, Adriano Naves de¬†Brito.

S√£o 20 desafios para os quais os empreendedores podem apresentar suas¬†solu√ß√Ķes e que est√£o alocados em tr√™s dimens√Ķes: Promo√ß√£o da¬†Aprendizagem; Gest√£o Escolar e Gest√£o das Aulas; e Melhoria dos¬†Servi√ßos P√ļblicos na Educa√ß√£o. Os desafios de cada grupo est√£o¬†listados no edital. Podem participar pessoas jur√≠dicas de direito¬†privado conceituadas como startups e inscritas no CNPJ/MF h√° mais de¬†um ano a contar da publica√ß√£o do edital.

As solu√ß√Ķes ser√£o avaliadas quanto √† relev√Ęncia p√ļblica, viabilidade¬†t√©cnica de implementa√ß√£o, capacidade de implementa√ß√£o em grande¬†escala, inova√ß√£o, criatividade e singularidade, entre outros¬†crit√©rios. A comiss√£o de sele√ß√£o das propostas ser√° formada por¬†representantes da Smed, da Alian√ßa para a Inova√ß√£o de Porto Alegre, da¬†Associa√ß√£o Ga√ļcha de Startups (AGS), do Sistema de Habitats de¬†Inova√ß√£o ‚Äď poa.hub da prefeitura, da empresa NoOne e da Associa√ß√£o¬†Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

O programa n√£o prev√™ transfer√™ncia de recursos. Como contrapartida, as¬†startups que tiverem suas propostas selecionadas poder√£o usufruir de¬†espa√ßos para testar as solu√ß√Ķes. Dessa forma, as universidades, parques tecnol√≥gicas e incubadoras agregar√£o sua infraestrutura e¬†expertise na implementa√ß√£o, acompanhamento e mensura√ß√£o dos¬†resultados. Antes da convoca√ß√£o para os testes, haver√° o¬†pitch¬†(apresenta√ß√£o direta) das solu√ß√Ķes a ser realizado no Pa√ßo Municipal.¬†Os testes dever√£o ocorrer em 2019, mediante assinatura de acordo de¬†coopera√ß√£o t√©cnica.

O Start.Edu foi lan√ßado pelo prefeito Nelson Marchezan J√ļnior no dia 7 de agosto, no Crialab - Tecnopuc, juntamente com o secret√°rio municipal de Educa√ß√£o, Adriano Naves de Brito.¬†

Leia mais: Prefeito lança desafio para inovação no Tecnopuc