Educação debate ensino integral com Conselho Municipal da Criança e Adolescente
A secretária municipal da Educação, Janaina Audino, participou nesta quarta-feira, 23, de uma reunião virtual com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Entre os temas abordados, a estratégia de alfabetização na idade certa e o papel das organizações sociais no processo de ensino. “Não aprendemos só dentro da escola. Nos desenvolvemos em diversos espaços. É por este caminho que vamos trabalhar a concepção de educação integral”, afirma a titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Segundo Janaina, o foco será o atendimento integral para os alunos dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Entre os chamamentos públicos previstos para o segundo semestre estão: edital focado na alfabetização; edital para atividades extracurriculares e abertura das escolas nos finais de semana. A proposta é reforçar o vínculo da escola com a comunidade, promovendo um espaço acolhedor, aos sábados, com atividades que contemplem a participação das famílias. “Em um formato mais inovador, buscamos resgatar as colônias de férias já para esse intervalo de final do ano”, afirma a titular da Smed.
Seminário - No encontro, a secretária acolheu a ideia de realizar um seminário que apresente a proposta da gestão 2021-2024 em relação às atividades complementares previstas como uma forma de educação integral em parceria com as organizações da sociedade civil (OSCs). “Nossa concepção de educação integral é compreender que não existe só um caminho, mas todos servem para um objetivo único: melhorar o aprendizado dos nossos estudantes”, completa a secretária.
A presidente do conselho, Roberta Gomes Motta, destacou a oportunidade de discutir o tema do ensino complementar. “Achei importante iniciarmos o debate da política de educação integral pela dimensão e, principalmente, pela importância dela como complemento do processo ensino-aprendizagem”, diz.
Lissandra Mendonça