Educação retoma projeto Territórios Negros
O projeto Territórios Negros, desenvolvido pela Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-racial da Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi retomado após seis anos. A ação tem como proposta percorrer pontos históricos da presença negra, no Centro Histórico e entorno. A primeira atividade da retomada ocorreu na quarta-feira, 20, e quinta-feira, 21, com as equipes pedagógicas da Smed. As próximas formações de professores serão agendadas com as escolas no retorno do recesso escolar.
A professora de geografia Daniele Vieira coordenou a visita em nove pontos históricos e falou sobre a presença negra existente na Praça Brigadeiro Sampaio; Praça da Alfândega; Mercado Público; Igreja do Rosário; Redenção; Colônia Africana; Ilhota; Quilombo do Areal e Largo Zumbi dos Palmares. De acordo com a professora, as ações são pedagógicas e visam reconstruir e ressignificar o imaginário sobre a presença negra na cidade.
“São trazidas na narrativa elementos que tratam da participação do grupo negro em diversas áreas, entre elas: econômica, social, religiosa e cultural. A proposta é dar um caráter construtivo a sua presença, provocando o rompimento da imagem do negro escravizado e promovendo de fato uma educação antirracista”, afirma.
Lissandra Mendonça