Escola Salomão Watnick celebra Dia Nacional do Surdo

23/09/2019 08:48

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 deste mês, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, no bairro Intercap, promove a partir de segunda-feira, 23, uma semana de atividades que remetem às lutas e conquistas alcançadas pela comunidade surda brasileira.

Além da programação curricular especial destinada aos estudantes, também ocorrerão debates dentro das salas de aula sobre os direitos, necessidades e a comunicação entre a comunidade surda. A culminância da semana será no sábado, 28, em uma festa com atividades, brincadeiras e jogos eletrônicos para os alunos e a comunidade escolar.

Segundo o diretor da escola, Gilberto Machado Maia, as discussões da Semana do Surdo trazem a diferença cultural para o discurso pedagógico. “Todas as ações serão desenvolvidas como forma de homenagear e relembrar as conquistas da comunidade surda brasileira nas últimas décadas”, explica.

História - A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Surdos Bilíngue Salomão Watnick foi criada em 2008 para atender alunos surdos e garantir a aprendizagem em sua língua natural, a Língua Brasileira de Sinais. A escola desenvolve um trabalho focado na inclusão, embasado em estratégias comunicativas, por meio de intervenções pedagógicas coerentes com a idade e o nível de desenvolvimento do aluno, em um ambiente que favoreça trocas com outras crianças. Atualmente, a instituição de ensino atende 65 alunos nos três turnos, incluindo estudantes surdos com diferentes graus e tipos de deficiências associadas. As aulas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são ministradas à noite. 

Dia Nacional do Surdo - O dia 26 de setembro foi escolhido em função da inauguração, em 1857, da primeira escola para surdos no país, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Na data, são relembradas as lutas históricas da comunidade surda brasileira por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. 

Lei nº 10.436 - A legislação entrou em vigor em de 24 de abril de 2002, dispondo sobre a Língua Brasileira de Sinais. Oficializa e reconhece a Libras como sistema linguístico de comunicação e expressão, que possui estrutura gramatical específica com composição própria. Simboliza um marco nas discussões relacionadas à necessidade de respeitar as particularidades da comunidade surda. O uso dessa forma de comunicação nos ambientes escolares possibilitou o desenvolvimento de práticas educacionais destinadas aos alunos surdos numa perspectiva bilíngue de ensino.

  

 

Vitória Garcia (estagiária), com supervisão de Cristina Lac

Taís Dimer Dihl