Escolas municipais são selecionadas em programa de robótica
Quatro escolas municipais foram selecionadas para o programa de robótica First Lego League do Instituto Positivo. O edital previa três categorias: Discovery (alunos de 3 a 6 anos), Explorer (6 a 10 anos) e Challenge (10 a 15 anos). A Escola de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha foi selecionada nas três categorias, já a Escola de Ensino Fundamental Pepita de Leão nas categorias Discovery e Challenge. A Escola de Educação Infantil Maria Marques Fernandes e Jardim de Praça Pica-Pau participam na categoria Discovery.
“A rede municipal tem investido muito em robótica e inovação. Foram distribuídos chromebooks, telas interativas, criadas salas de inovação e disponibilizado um articulador de inovação para cada escola”, afirma o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa. Ele ressalta ainda que as próprias escolas têm se destacado por suas atuações e pesquisas no campo da robótica.
A cada temporada do programa um tema é selecionado para ser explorado. Neste ano, o desafio da First League é chamado Masterpiece e propõe que os estudantes aprendam sobre como a paixão das pessoas pelas artes pode ser compartilhada. As escolas selecionadas receberam kits de robótica da Lego para que pudessem realizar as atividades.
“Os materiais são de excelente qualidade, mas é importante destacar que não se trata apenas do recebimento dos kits. Através deles se inicia um processo de pesquisa e trabalho em torno da temática. Os alunos selecionarão um problema relacionado ao tema, farão pesquisas, sugerindo uma solução para ele. No final do cronograma, apresentarão o projeto para a comunidade escolar e o instituto”, conta a Luciana Tadewald, professora articuladora de inovação da Pepita de Leão. As pesquisas devem ser realizadas até o final de maio e enviadas ao Instituto Positivo em 1º de junho deste ano.
Lissandra Mendonça