Festa jovem reúne alunos da educação especial nesta terça-feira

12/11/2019 08:43
Cesar Lopes/PMPA
EDUCAÇÃO
Festa é um dos eventos mais aguardados pelos adolescentes atendidos na educação especial da rede

A tradicional Festa Jovem do Programa de Trabalho Educativo (PTE), um dos eventos mais aguardados pelos adolescentes atendidos na educação especial da rede municipal de ensino, será realizada nesta terça-feira, 12, a partir das 18h, no Opinião. As atrações serão as apresentações de Tonho Crocco, MC Jean Paul, banda Turucutá, além dos alunos do Centro Musical do Cmet Paulo Freire. Todos já são consagrados parceiros da Festa Jovem do PTE.

O Programa de Trabalho Educativo é um serviço que prepara alunos com deficiência ou transtorno do espectro autista, em fase de conclusão do ensino fundamental, para o mundo do trabalho, oferecendo possibilidades de aprendizagem para além do espaço escolar. São esperados mais de cem estudantes na confraternização de fim de ano, além de educadores, amigos e familiares.

A Festa Jovem do PTE ocorre anualmente, organizada por alunos e professores há mais de dez anos. A atividade faz parte do trabalho de inclusão social desenvolvido pelo programa e visa a incentivar a prática da cidadania, a inserção na cultura e a participação na sociedade. Além de reunir familiares e amigos para celebrar o trabalho desenvolvido durante o ano, arrecada fundos para as atividades dos alunos, como as viagens de estudo e saídas de campo. Os ingressos custam R$ 5 e podem ser adquiridos nas escolas públicas municipais.

Participam da festa alunos atendidos nas escolas especiais do Município, no Centro Municipal de Educação do Trabalhador (Cmet) Paulo Freire, e nas Salas de Inclusão e Recursos, espaços exclusivos presentes nas 56 escolas municipais de ensino fundamental que prestam apoio pedagógico no turno inverso para os alunos de inclusão. De acordo com a coordenadora da Educação Especial e diretora pedagógica adjunta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Claudia Amaral Lamprecht, a festa oferece um espaço cultural para as comunidades escolares e consolida o trabalho do PTE. “É um momento de comemoração de conquistas, que marca a finalização do ano letivo e a transição para uma nova fase de suas jornadas”, destaca.

PTE – O serviço prepara, anualmente, mais de 200 alunos maiores de 15 anos da rede municipal para ingresso no mercado de trabalho e alternativas de geração de renda. Atua no encaminhamento para estágio profissional nas empresas, por meio do programa Jovem Aprendiz parta a Pessoa com Deficiência, ou na Prefeitura e Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que assegura vagas por intermédio de lei municipal.

Os alunos fazem parte de grupos operativos, com encontros semanais, onde aprendem sobre diversos elementos importantes para o ingresso no mundo do trabalho: pontualidade, higiene, vestuário adequado, disciplina, cordialidade, e também os requisitos legais, como a Carteira de Identidade e a Carteira de Trabalho. Eles também participam de palestras e debates sobre temas dominantes do cotidiano e fazem visitas a empresas inclusivas para conhecer seu funcionamento.

Entre as funções desempenhadas nos estágios, estão as de auxiliar de escritório e biblioteca, organização de arquivos e pastas, lançamento de dados em sistemas digitais, protocolo e entrega de documentos, portaria, entre outras. Dependendo do grau de deficiência, nem todos conseguem se adaptar às rotinas do mercado formal, portanto o PTE atua também no direcionamento para outras perspectivas de trabalho, como o de artesanato, a marcenaria, a jardinagem, o empreendedorismo e o cooperativismo.

 

Cristina Lac

Taís Dimer Dihl