Iniciada reforma da Escola Municipal Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha
As obras de recuperação da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, tiveram inÃcio nesta terça-feira, 27. Os trabalhos devem durar 70 dias.
Serão feitos reparos e manutenções do piso ao teto, passando por parte hidráulica e elétrica, pintura, conserto de paredes, estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência e instalação de novo sistema de proteção contra incêndios.
As empresas Ambev e Gerdau doaram R$ 7,95 milhões para as obras, por meio do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.
Atividades escolares - A maior instituição da rede de ensino municipal atende mais de 1,7 mil alunos e é referência em educação especial. Os estudantes retornaram parcialmente à s atividades no inÃcio de julho. O atendimento está sendo realizado de forma escalonada temporariamente na sede do Clube Comercial Sarandi e na Casa Paroquial da Igreja São José, espaços próximos ao prédio da escola.
Outras reformas - Ao todo, 14 escolas públicas municipais foram atingidas pela enchente histórica. Duas já foram totalmente recuperadas e outras 12 estão em obras com recursos da Secretaria Municipal de Educação e de doadores privados.
Plano - O Plano Estratégico de Reconstrução de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Em 5 de julho, uma lei instituiu o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, que se reúne todas as sextas-feiras com representantes de diversas secretarias para nivelamento das ações de recuperação da cidade.
Â
Cristiano Vieira