Iniciada reforma da Escola Municipal Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha

27/08/2024 13:02

As obras de recuperação da Escola Municipal de Educação Básica Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, tiveram início nesta terça-feira, 27. Os trabalhos devem durar 70 dias.

Serão feitos reparos e manutenções do piso ao teto, passando por parte hidráulica e elétrica, pintura, conserto de paredes, estruturas de acessibilidade para pessoas com deficiência e instalação de novo sistema de proteção contra incêndios.

As empresas Ambev e Gerdau doaram R$ 7,95 milhões para as obras, por meio do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática.

Atividades escolares - A maior instituição da rede de ensino municipal atende mais de 1,7 mil alunos e é referência em educação especial. Os estudantes retornaram parcialmente às atividades no início de julho. O atendimento está sendo realizado de forma escalonada temporariamente na sede do Clube Comercial Sarandi e na Casa Paroquial da Igreja São José, espaços próximos ao prédio da escola.

Outras reformas - Ao todo, 14 escolas públicas municipais foram atingidas pela enchente histórica. Duas já foram totalmente recuperadas e outras 12 estão em obras com recursos da Secretaria Municipal de Educação e de doadores privados.

Plano - O Plano Estratégico de Reconstrução de Porto Alegre foi estruturado em seis eixos: recuperação da infraestrutura e equipamentos públicos, habitação de interesse social, projetos urbanos resilientes, recuperação de atividades empresariais e financiamentos, adaptação climática e monitoramento e transparência. Em 5 de julho, uma lei instituiu o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática, que se reúne todas as sextas-feiras com representantes de diversas secretarias para nivelamento das ações de recuperação da cidade.

 

Roger Silva e Orlando Moraes

Cristiano Vieira