Inscrições abertas para a 3ª edição do projeto Diálogos do Porto da Educação
A Prefeitura de Porto Alegre abriu as inscrições para a 3ª edição do Diálogos do Porto da Educação, projeto promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) com o objetivo de qualificar o debate sobre os desafios e avanços da escola pública.
O encontro será realizado no dia 23 de setembro, às 18h30, no auditório da Smed (rua Riachuelo, 1257 - térreo). O convidado desta edição é o professor e pesquisador Herbert Lima, ex-secretário municipal de Educação de Sobral (CE), cidade reconhecida nacionalmente pelos avanços na educação básica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.
Durante a palestra, Herbert Lima abordará o tema “Lições de Sobral para transformar a escola pública: práticas de sucesso em planejamento, acompanhamento de resultados e fortalecimento da aprendizagem”.
Sob sua gestão, o município cearense consolidou-se como referência em planejamento pedagógico, monitoramento de resultados e formação docente, tornando-se um dos principais modelos de educação pública do país.
Além de gestor, Herbert Lima é doutor, pós-doutor e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua em projetos de pesquisa e orientação de mestrado e doutorado nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologias aplicadas à educação, cultura maker, pensamento computacional e formação de professores.
“Esta é mais uma edição dos encontros com especialistas em educação, do Brasil e do mundo, que estamos promovendo para refletirmos juntos sobre os caminhos para a qualificação da escola pública. Sobral é uma referência nacional, e é seguindo bons exemplos, baseados em evidências, que vamos transformar Porto Alegre em um modelo de educação”, explica o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal.
O Diálogos do Porto da Educação é uma série de encontros que incentiva a troca de experiências entre educadores e pesquisadores, com foco na valorização da prática docente e na construção de uma educação mais inclusiva, humana e inovadora.
Cristiano Vieira