Professores têm treinamento em plataformas digitais de educação

22/11/2018 18:30

Professores das escolas de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, no bairro Hípica, e Nossa Senhora do Carmo, na Restinga, concluíram nesta quinta-feira, 22, o treinamento do conjunto de quatro plataformas eletrônicas voltadas à educação que passarão a contribuir com os processos de aprendizagem na rede municipal de ensino. Cada escola já conta com 30 dispositivos, entre tablets e notebooks, que foram doados. O projeto-piloto Secretaria Municipal de Educação (Smed) abrange também a Emef Nossa Senhora de Fátima, bairro Bom Jesus, que será a próxima a receber os tablets e a capacitação. 

O projeto disponibiliza gratuitamente o pacote de aplicativos do Google for Education, que oferece diversas soluções para comunicação e compartilhamento de conteúdos entre professores e alunos e até mesmo a integração com a família, além de ferramentas que permitem a criação personalizada de um ambiente virtual de aprendizagem. A parceria da Smed com o Google prevê ainda uma conta de e-mail para todos os alunos, diretores e professores das 99 escolas da rede municipal e para cada uma das 217 escolas comunitárias, para acesso à plataforma, o que já está em fase final. 

Inclui ainda o uso do Dragonlearn, portal que trabalha matemática e raciocínio lógico com mais de 3 mil exercícios em diferentes níveis, e do Khan Academy, com 10 mil vídeos e explicações teóricas de diferentes áreas do conhecimento e 40 mil exercícios interativos. O Elefante Letrado, plataforma direcionada ao desenvolvimento da leitura, com biblioteca, atividades pedagógicas e geração de relatórios de desempenho, testada com sucesso na Emef Ildo Menegheti, também integra o conjunto da iniciativa.

Na Emef Anísio Teixeira, que recebeu o treinamento da plataforma Google na manhã desta quinta, a chegada de mais recursos em tecnologia está sendo comemorada. “É uma antiga reivindicação o estabelecimento de meios efetivos, rápidos e seguros para integração da escola. Já usamos bastante recursos, mas os novos vão incrementar ainda mais a utilização pelos alunos, tornando a escola mais atrativa”, destaca a diretora, Rosele Cozza Bruno de Souza.

Para o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, o projeto oferece ferramentas que auxiliarão tanto na ampliação da qualidade das aulas quanto na gestão escolar, “que podem resultar em processos mais eficientes”. Após a etapa piloto, está programada a expansão do projeto para toda a rede de ensino. Cerca de 50 servidores da Smed e das escolas já receberam treinamento.

Cristina Lac

Denise Righi