Reunião com parceiros define o início do turno inverso em 2020

28/02/2020 13:14
Adriana Amaral Divulgação / PMPA
EDUCAÇÃO
Atividades de turno integral do ano letivo 2020 começam em 1º de abril

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) passou as orientações pedagógicas para os parceiros das organizações da sociedade civil que atuam no contraturno das escolas municipais de ensino fundamental. As atividades de turno integral do ano letivo 2020 terão início em 1º de abril. 

“A política do turno inverso foi pautada desde o início desta gestão para que a criança frequente dois turnos da escola durante toda a semana. No turno inverso ao regular, é importante que o aluno tenha dois tempos pedagógicos: o tempo de conviver, de duas horas, e o tempo de aprender, com três horas”, destaca o secretário Adriano Naves de Brito.  

A melhoria na aprendizagem dos alunos foi ressaltada durante a reunião sobre o início do turno inverso. “Os professores da rede municipal são qualificados e preparados, mas os resultados de aprendizagem não têm sido satisfatórios”, observa a diretora pedagógica da Smed, Maria Cláudia Bombassaro.

Saiba mais – O turno inverso segue os quatro eixos pedagógicos definidos pela Smed – letramento, numeramento, educação do sensível e iniciação científica. Assim, competências leitoras e raciocínio de pensamento lógico são objetivos que os educadores precisam garantir para os alunos. As competências socioemocionais serão trabalhadas mais especificamente nas duas horas do tempo de conviver.

As turmas terão 25 crianças divididas nos turnos manhã e tarde. O gestor da escola será responsável por matricular os alunos nas secretarias das próprias escolas e enviar a lista para a Smed, que, em seguida, encaminhará para as organizações parceiras. O período entre 23 e 31 de março é indicado para ocorrer a reunião com a equipe de supervisão de cada unidade para alinhar o planejamento pedagógico e a logística de atendimento ao aluno.

 

 

  

 

André Malinoski

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes