Smed defende ampliação do Fundeb em audiência pública da OAB

02/12/2019 19:16

O secretário Adriano Naves de Brito participou do 2º Encontro Estadual de Educação OAB/RS – Audiência Pública “Por quais caminhos percorrem a Educação no Rio Grande do Sul”, realizado na tarde desta segunda-feira, 2, na sede da seccional Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). Brito defendeu a expansão do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) também para o ensino fundamental oferecido por instituições comunitárias parceiras das prefeituras – hoje, o governo federal remunera essas escolas apenas para a educação infantil.

“A ampliação do fundo para o ensino fundamental irá permitir que as famílias tenham a opção entre o ensino público estatal e o não estatal. Esta limitação é dada apenas pelo Fundeb, já que a Constituição Federal prevê a educação pública por meio de instituições comunitárias”, explica o secretário.

O Fundeb reúne cerca de 60% dos recursos investidos na educação pública brasileira, complementado por recursos da Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), do Ministério da Fazenda. “O fundo deve ter caráter permanente e ser ampliado. Em Porto Alegre, só na educação infantil, são beneficiadas cerca de 30 mil crianças das escolas estatais e comunitárias”, complementa Brito.

Também participaram da audiência pública a presidente da Rede de Controle da Gestão Pública do Rio Grande do Sul, Adriana Krieger, e a assessora do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Cézar Miola Júlia Córdova Klein, além da presidente da Comissão Especial de Educação da OAB, Denise Costa.

 

Luzia Lindenbaum

Gilmar Martins