Smed incentiva projeto de horta escolar na educação infantil
Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 16, o pomar do Instituto de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida, na Zona Sul de Porto Alegre. O pomar, assim como a horta escolar, é um projeto antigo da Associação Social da Paróquia Ipanema (Aspi), que atende, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), cerca de 120 crianças da região. A ideia é ensinar aos alunos as origens dos alimentos que eles consomem no dia a dia, como são cultivados e de onde vêm. “A criança terá um entendimento de como se desenvolvem os alimentos, desde a semeadura ou plantio das mudas, até ver os frutos amadurecerem para poder ser colhidos”, explicou a presidente da Aspi, Cláudia Motta.
Boa parte dos alimentos que os estudantes conhecem e consomem vêm da terra e muitos deles podem ser plantados em suas casas. Ao todo, foram plantadas 15 mudas de árvores frutíferas, como caqui, laranja, limão, abacate e bergamota, com a ajuda das crianças. No próximo mês, o terreno, que foi limpo, será aproveitado para a instalação de quatro canteiros de hortigranjeiros, estabelecendo, então, uma horta na escola. Várias escolas da rede de parceiros da Smed estão com projetos semelhantes, como é o caso da Escola de Educação Infantil Padre Luís Pedrolo, da Rede Calábria.
Ciências - A horta e o pomar na educação infantil é uma oportunidade também de auxiliar as crianças na assimilação das noções básicas de ciências da natureza. É possível explicar para elas, por exemplo, o processo de fotossíntese, como as plantas podem purificar o ar, quando absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio para atmosfera. Também é oportunidade para introduzir o conhecimento de microrganismos, propriedades da terra, fertilizantes, vitaminas, ciclo da água, entre outros princípios da ciência ligados à produção dos alimentos.
Outra grande vantagem de ter uma horta e pomar na educação infantil é incentivar a alimentação saudável desde cedo. As crianças ajudam a produzir e consomem os alimentos junto com os coleguinhas de escola. Isso faz com que criem uma simpatia maior com alimento, um desejo maior de experimentar e de sentir o sabor de cada um deles.
Gilmar Martins