Volta às aulas da educação infantil tem reforço nos cuidados com a pandemia

09/02/2022 07:33
Alex Rocha/PMPA
EDUCAÇÃO
Profissionais e servidores da rede municipal de ensino estão atentos aos cuidados com a Covid-19

As aulas da Educação Infantil começam nesta quarta-feira, 9, e para tornar o ambiente escolar mais seguro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o documento de Prevenção de Surtos e Cuidados Relacionados à Covid-19. O texto contém orientação e esclarecimento das medidas específicas necessárias para a proteção de trabalhadores e alunos em instituições de ensino, considerando a transmissibilidade da Covid-19. 

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, ressalta a importância da volta às aulas para o desenvolvimento dos alunos e lembra da necessidade de manter os procedimentos de prevenção. “Com os devidos cuidados e protocolos, é possível retomar as atividades com segurança. Esperamos com muitas expectativas o retorno de quase 30 mil crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses, nas nossas 42 escolas próprias e nas 213 comunitárias”, afirmou.

Além da disponibilização de álcool 70% nas dependências das escolas; higienização frequente das mãos com sabonete líquido nos banheiros; limpeza (álcool 70º ou lavagem com água e detergente) frequente das superfícies de uso comum e o uso obrigatório de máscaras adequadas (tecido três camadas, cirúrgica, KN95, PFF2, N95) por professores, funcionários e alunos a partir de 12 anos,  o documento recomenda a busca ativa diária de sintomas. Com indagação sobre as últimas 48 horas (até dois dias antes) e presença de sintomas em si e em familiares. Alunos e/ou funcionários com sintomas devem ser imediatamente afastados das atividades presenciais e procurar atendimento na sua unidade de saúde de referência para avaliação. 

Ao primeiro caso positivo, a escola deverá comunicar imediatamente a Coordenadoria de Saúde, que auxiliará na condução do caso. Para o retorno às atividades presenciais de alunos ou funcionários que tiveram diagnóstico de Covid-19, não deverá ser exigido novo exame ou atestado médico com essa finalidade. Para esses casos, basta que relatem ausência de sintomas  e que sigam o tempo de afastamento inicial. 

A SMS realizará o monitoramento dos surtos na cidade, identificando e atuando ativamente em casos reincidentes e/ou de difícil resolução. 

O documento na íntegra pode ser conferido no site prefeitura.poa.br/coronavirus

Os sintomas a serem observados são os seguintes:

Febre ou sensação de febre;  cansaço;  dor de garganta;  tosse; cefaléia;  coriza; diarreia;  alteração no olfato ou no paladar;  adinamia e  mialgia. Em crianças considera-se também obstrução nasal.

 

Paula Maia e Luize Baini

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes