Festival Paralímpico Brasileiro ocorre neste sábado no Parque Ramiro Souto

20/05/2023 08:49
Mauro Moraes/SMELJ PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
Evento ocorre simultaneamente em 120 localidades de todo o país

Neste sábado, 20, o Parque Ramiro Souto, na Redenção, sedia a primeira edição do Festival Paralímpico Brasileiro de 2023. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) por meio da Coordenadoria do Paradesporto. As atividades ocorrerão entre 8h30 e 12h.

O festival acontece simultaneamente em 120 localidades do país e deve receber cerca de 180 participantes em cada sede. A ação busca proporcionar às crianças com deficiência e sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas. As atividades serão realizadas no formato de seleção de atletas, para encontrar possíveis talentos a serem desenvolvidos nos esportes.

Conforme a secretária Débora Garcia, nesta edição, a inclusão social ocorre em forma de quatro modalidades: bocha, atletismo, futebol 7 e vôlei sentado. “Percebemos que, a cada ano, novos talentos esportivos são descobertos no festival e logo se destacam em competições de clubes, em torneios nacionais e internacionais”, explica.

Para a coordenadora de Paradesporto da Smelj, Liza Cenci, a oferta de atividades lúdicas para os alunos de 7 a 18 anos é fundamental para a interação de todos, permitindo que cada criança entenda o seu lugar no esporte.

Festival Paralímpico Brasileiro - A primeira edição do evento, em 2018, ocorreu em 48 cidades com a participação de mais de 7 mil crianças e adolescentes. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil jovens atletas. A edição de 2020 foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu 8 mil crianças em 70 cidades espalhadas pelo país. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.

Mauro Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes