Jogos dos Estudantes Surdos reúnem 250 competidores de seis escolas

26/05/2023 14:52

A 19ª edição dos Jogos dos Estudantes Surdos começou na manhã desta sexta-feira, 26, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta edição, 250 estudantes, de seis escolas da Capital e Região Metropolitana, disputam as provas de atletismo, salto em distância, arremesso de peso e pelota, corridas de 50, 100 e 200 metros, revezamentos e estafetas. Participam as escolas Estadual de Ensino Médio Para Surdos Profª Lilia Mazeron, Emef de Surdos Bilíngue Salomão Watnick, de Porto Alegre, Emef Bilíngue Para Surdos Vitória, de Canoas, EEE Padre Reus, de Esteio, e Emes, de Gravataí. Os jogos acontecem em duas etapas. A segunda etapa será realizada dia 16 junho, no Parque Ararigboia, nas modalidades de futsal e vôlei.

A cerimônia oficial de abertura foi realizada às 10h e contou com a presença da secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, que destacou a importância da realização dos jogos após interrupção devido ao período de pandemia da Covid-19. “Nosso principal objetivo é promover a inclusão das crianças e adolescentes com deficiência auditiva, ampliar e garantir seus direitos, promover maior qualidade de vida através do esporte, proporcionando saúde e garantindo o respeito às pessoas”, afirmou.

Para o professor Daubert Santos Roque, da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), este é um momento único e especial para todos os estudantes. "Eles se sentem incluídos através da prática de esportes, participativos nas competições”, ressaltou. Daubert observará os atletas durante as provas para escolher os de melhor desempenho e convidá-los a integrar a equipe da Seleção Brasileira que participará dos próximos campeonatos nacionais e internacionais.

Também participaram da abertura a diretora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, da UFRGS, Luciana Paiva: o professor Rogério Voser, vice-diretor; Liza Cenci, coordenadora de Paradesporto da SMELJ, e servidores da Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão Social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Programação:

Sexta-feira, 26/5, das 9h às 15h
Local: Esefid/UFRGS (rua Felizardo, 750, bairro Jardim Botânico)

Sexta-feira, 16/6, das 9h às 15h
Local: Parque Ararigboia (rua Saicá, 6, bairro Petrópolis)

 

Mauro Moraes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes