Obras de revitalização do Ginásio Tesourinha estão em andamento

16/11/2023 16:38
Pedro Piegas / PMPA
Esporte, Lazer e Juventude
Instalações hidrossanitárias e as demolições dos setores 2 e 4 estão 90% concluídas

A primeira parte das obras de revitalização do Ginásio Tesourinha está em andamento, com a recuperação estrutural e das instalações hidrossanitárias e as demolições internas. Essas etapas estão 90% finalizadas.

A recuperação inclui os setores 2 e 4 do anel inferior do ginásio. Junto a esta primeira intervenção estão os reparos da infraestrutura elétrica.

“Estamos felizes que este espaço tão tradicional para a prática esportiva de Porto Alegre esteja recebendo melhorias que seguem seu ritmo normal e estão dentro do cronograma” afirma a secretária de Esporte, Lazer e Juventude Débora Garcia. Em 15 de outubro, o Ginásio Tesourinha completou 32 anos de história.

A continuidade dos trabalhos inclui alvenaria nova do espaço e a regularização das paredes e dos pisos. A recuperação da subestação de energia também está em andamento. Os reparos nos vestiários por meio da demolição das estruturas antigas nos setores 2 e 4 do anel inferior foi a primeira parte finalizada.

Com início em setembro, as obras seguem o mesmo cronograma e previsão de conclusão de oito meses. A segunda etapa da obra está em fase licitatória e inclui a recuperação das arquibancadas, as partes restantes da rede elétrica e a pintura.

A revitalização do Tesourinha inclui melhorias nas aberturas e janelas e nas salas administrativas, reparos na rede elétrica, no teto e nas arquibancadas. Além disso, também irão ocorrer reparos nas cabines de televisão e de rádio, instalação de iluminação de LED, novos pontos de acessibilidade com elevador e rampas, além de reformas na pracinha e áreas externas.

História - O Tesourinha sediou eventos esportivos históricos como, por exemplo, a final do Campeonato Nacional de Basquete, em 17 de abril de 1994, quando o Corinthians, de Santa Cruz do Sul, venceu Franca (SP) por 99 a 92.

Além das práticas esportivas, o ginásio também já recebeu ações de saúde e sociais. Durante a pandemia, foi um dos locais de vacinação contra a Covid-19 e ponto de arrecadação de roupas e alimentos. Em 2022, serviu de abrigo para pessoas em situação de rua em dias de frio intenso.

 

Márcio Nunes

Cristiano Vieira