Parceria promove inclusão social de crianças e adolescentes via Programa Social Esporte Clube
A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) assinaram, nesta terça-feira, 13, um termo de cooperação para promover a inclusão de crianças e adolescentes, acolhidos pelo Município, no Projeto Social Esporte Clube.
Serão beneficiados jovens entre 6 e 17 anos, que terão acesso prioritário a diversas práticas esportivas, como futebol (minicampo e society), futsal, iniciação esportiva, equitação/hipismo, basquete, vôlei, judô, natação, esgrima, remo, atletismo, jazz infantojuvenil, ginástica olímpica/artística e ginástica rítmica.
“A intenção é ampliar as oportunidades a este público, com um olhar mais atento para quem necessita de acesso ao esporte, além de garantir a inclusão social e fomentar a formação cidadã”, destacou a secretária Débora Garcia, da Smelj.
Para o subprocurador-geral de Justiça Júlio César de Melo, a iniciativa auxilia não apenas o desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes, mas também na geração de novos cidadãos. “Somos felizes quando encontramos colegas com este olhar atento, com esta preocupação em buscar esta integração, articulação, para que se tenha sempre as melhores entregas para a população”, observou Júlio César.
“O esporte é a base de uma vida saudável. Atualmente, existem cerca de 50 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e, destas, cerca de 800 estão em acolhimento”, observou João Rocha, gerente do Pão dos Pobres, que será uma das instituições beneficiadas diretamente com a assinatura do termo.
Também participaram do ato a promotora de Justiça da Infância e da Juventude – Núcleo Articulação/Proteção de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga; o diretor executivo da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Jefferson Pereira; o secretário adjunto da Smelj, Nelson Beron; e a coordenadora do Projeto Social Esporte Clube, Aline Borges.
Cristiano Vieira