Porto Alegre recebe Festival Paralímpico pelo terceiro ano consecutivo

16/04/2024 14:13
Filipe Karam / PMPA
ESPORTE LAZER E JUVENTUDE
No ano passado, Festival Paralímpico ocorreu no Parque Ararigbóia

Porto Alegre sedia, pelo terceiro ano consecutivo, o¬†Festival Paral√≠mpico. Desta vez, o evento ir√° ocorrer em duas datas:¬†21 de setembro e 3 de dezembro. O torneio busca promover a experimenta√ß√£o esportiva, de forma l√ļdica, para¬†crian√ßas com e sem defici√™ncia. A organiza√ß√£o √© do¬†Comit√™ Paral√≠mpico Brasileiro (CPB).

A iniciativa tem como p√ļblico-alvo as crian√ßas e jovens deficientes e n√£o deficientes (at√© 20%), de 7 a 20 anos, podendo ser praticantes ou n√£o de esportes paral√≠mpicos.¬†O evento ocorre em duas etapas, e¬†Porto Alegre foi selecionada entre as dez cidades pr√©-escolhidas do Rio Grande do Sul.

"√Č muito importante a realiza√ß√£o de festivais paral√≠mpicos no nosso pa√≠s, e estamos muito felizes por ter a Capital mais uma vez como sede de um evento t√£o grandioso que promove a inclus√£o social por meio do esporte‚ÄĚ, afirma a secret√°ria de Esporte, Lazer e Juventude, Ana Paula Bastos.

Podem se inscrever associa√ß√Ķes e escolas que atendam o p√ļblico citado acima - deve ser enviado e-mail para a Coordena√ß√£o do Paradesporto pelo endere√ßo paradesporto.smelj@portoalegre.rs.gov.br.

Festival Paralímpico - O evento começou em 2018 e, neste ano, acontecerá em todas as 27 unidades federativas do país. Em 2022, o festival aconteceu Parque Ramiro Souto e, no ano passado, no Parque Ararigbóia, ambos em Porto Alegre. Neste ano, as provas ocorrerão novamente no Ramiro Souto. Em caso de chuva, o evento será deslocado para um espaço coberto.

 

Ronise Garcia (estagi√°ria) / Supervis√£o: M√°rcio Nunes

Cristiano Vieira