Porto Alegre sedia nova etapa do Festival Paralímpico
Neste sábado, 23, Porto Alegre sedia a segunda etapa do Festival Paralímpico 2023. Cerca de 170 crianças e jovens estão inscritos em jogos de modalidades paralímpicas, que ocorrerão no Parque Municipal Ararigboia, bairro Petrópolis. Também é permitida a participação no local, diretamente.
O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), mas a iniciativa nacional é liderada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O festival ocorrerá de forma simultânea em 118 localidades espalhadas pelas 27 unidades federativas do País. Cerca de 5 mil pessoas já estão inscritas em todo o Brasil.
“O objetivo é difundir o movimento paralímpico por todo o país e a Prefeitura de Porto Alegre tem sido grande parceira do Comitê Olímpico Brasileiro nesse sentido”, declara a titular da Smelj, Débora Garcia, lembrando que a primeira etapa do festival deste ano ocorreu em maio, no Parque Ramiro Souto. “Em razão da previsão do tempo, escolhemos o Ararigboia por contar com opção de espaço fechado”, detalha a secretária.
Histórico - A primeira vez que o festival foi realizado, há cinco anos, ocorreu em 48 locais. Em 2019, o evento teve 70 sedes. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia e retornou em 2021, também com 70 locais.
O festival ocorre em setembro em razão da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).
Andrea Brasil