Arrecadação do IPTU digital tem alta de 266% na primeira semana de janeiro

09/01/2023 13:54
Cesar Lopes / PMPA
Governança Local e Coordenação Política
Cerca de 60 mil contribuintes já aproveitaram os descontos oferecidos

Na primeira semana do IPTU Digital, 59,8 mil contribuintes já quitaram o imposto em cota única, o que corresponde a um incremento de 266% sobre as 16,3 mil guias quitadas no mesmo período do ano anterior, quando ainda eram encaminhadas pelos correios. O valor arrecadado totaliza R$ 62,7 milhões contra R$ 19,5 milhões recebidos no mesmo período pelo IPTU de 2022.

“Com a possibilidade de descontos maiores que em 2022, e com as guias chegando aos contribuintes de forma imediata pelos meios digitais, já na primeira semana os resultados superaram em muito as expectativas”, destacou o secretário da Fazenda, Rodrigo Fantinel.

Fantinel pontua que os resultados iniciais são animadores. “A população parece ter absorvido bem a mudança. Permanecemos atendendo quem enfrenta maiores dificuldades, mas as filas estão sanadas, e os descontos também nos auxiliaram no incremento da arrecadação”, completa.

Os descontos podem chegar até 11% para pessoas físicas e 9% para pessoas jurídicas - com isso, 86,1% dos contribuintes estão aptos a receber descontos iguais ou superiores ao ofertado em 2022.

“A Secretaria Municipal da Fazenda está preparada para atender a todos os cidadãos que buscam o acesso às guias do IPTU, pelo site da prefeitura, por e-mail e, também, presencialmente na Coordenação de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda, no Centro Histórico, no Tudo Fácil Zona Norte e nas 17 subprefeituras nos bairros”, informa o superintendente-adjunto da Receita Municipal, Teddy Biassusi.

Importante não deixar para os últimos dias de prazo, período em que as filas podem ser maiores. Os contribuintes que preferirem receber a guia por e-mail ainda podem fazer o cadastro do endereço eletrônico no site do IPTU, solicitando o envio da guia.

Emissão de guias

- Pelo site prefeitura.poa.br/iptu foram enviados 430 mil e-mails com as guias para os contribuintes que cadastraram o endereço eletrônico.

- A Coordenação de Atendimento ao Contribuinte da Fazenda registrou, na primeira semana, 5 mil atendimentos presenciais. O Tudo Fácil Zona Norte recebeu 926 atendimentos e as 17 subprefeituras realizaram 610 atendimentos.  

- 156+PoA registrou 18.494 ligações, sendo que 49,29% foram de pedidos de informações a atualização de cadastro, guia de pagamento de IPTU, solicitação das guias por e-mail e situação cadastral.

Mais informações para emissão de guias no site prefeitura.poa.br/iptu.  

 

Adriana Ferrás

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes