Contribuintes podem consultar notas com CPF para garantir desconto no IPTU 2024

07/06/2023 11:22

Os proprietários de imóveis de Porto Alegre já podem conferir as notas fiscais de serviço atribuídas ao seu CPF, o que pode gerar desconto máximo para o IPTU Digital 2024. No site, é possível visualizar o total de notas emitidas desde dezembro de 2022 e qual a porcentagem de redução que alcançada para o próximo ano fiscal. 

“Esta é uma forma transparente de dividir, com o cidadão, o protagonismo na formação de seus descontos. Quanto mais cedo ele começar a acompanhar, maior a chance de conseguir mais notas e garantir o percentual mais elevado de abatimentoâ€, explica o secretário da Fazenda Rodrigo Fantinel.

O acesso ocorre por meio da conta gov.br. São aceitas notas emitidas entre os dias 1º de dezembro de 2022 e 30 de novembro de 2023. Os estabelecimentos que fornecem este tipo de documento são academias, salões de beleza, clínicas médicas ou odontológicas, escolas e universidades, oficinas mecânicas, hotéis, shows, escritórios de contabilidade e jurídicos, estacionamentos, serviços de engenharia, decoração e jardinagem, entre outros.

Benefício - O desconto vale para pessoas físicas, proprietários de imóveis, que aproveitam a antecipação em cota única. De sete a 12 notas, o desconto é de 1%; de 13 a 24 notas, 2%; e acima de 24 documentos garante o desconto máximo, de 3%. O benefício será somado ainda a outros dois: o desconto automático de 3% apenas por manter seu tributo em dia e o tradicional desconto anual, cujo percentual será definido no fim do ano.

.

Site para consultar número de notas de serviço tomadas

 

Elisandra Borba

Cristiano Vieira