Equipes técnicas do Amazonas e da Paraíba conhecem sistema de custos da prefeitura

04/07/2025 15:24
Elisandra Borba/SMF
FAZENDA
Sistema de Custos de Porto Alegre é pioneiro no país

Porto Alegre recebeu nesta sexta-feira, 4, delegações técnicas dos governos do Amazonas e da Paraíba, em uma visita de intercâmbio promovida pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). O objetivo do encontro foi apresentar o Sistema de Informações de Custos (SIC), desenvolvido na capital gaúcha de forma pioneira, além de promover a troca de experiências sobre a implantação de sistemas e práticas de gestão financeira.

"Ver o nosso sistema despertar o interesse de outras cidades, estados e da própria Secretaria do Tesouro Nacional confirma que estamos no caminho certo, unindo controle, eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos", destaca secretária Ana Pellini.

O SIC é uma ferramenta estratégica que atende às exigências dos órgãos de controle e, ao mesmo tempo, oferece subsídios concretos para o controle físico e financeiro das secretarias e autarquias municipais. A solução está implantada em toda a administração direta e indireta, podendo ser utilizada para decisões mais assertivas e maior transparência no uso dos recursos públicos.

"O diferencial do nosso modelo está na integração entre dados contábeis, orçamentários e físicos, permitindo uma visão gerencial precisa, que apoia o planejamento, o controle e a tomada de decisão em todas as áreas do município", explica a contadora-geral Aline Possamai.

Durante a visita, as comitivas dos dois estados puderam conhecer o funcionamento do sistema e visualizar, por meio de painéis em Power BI, como os dados de custos são estruturados, extraídos e aplicados na gestão pública. A ferramenta é integrada aos sistemas informatizados do município, permitindo o acompanhamento detalhado dos gastos.

Tesouro Nacional - Na quinta-feira, 3, a equipe da secretaria apresentou o Sistema de Informações de Custos à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em uma reunião on-line. O encontro teve como objetivo detalhar as funcionalidades, a metodologia e os avanços do modelo desenvolvido em Porto Alegre, que vem se consolidando como referência nacional em transparência fiscal e eficiência no gasto público.

Elisandra Borba

Bianca Dilly