Estudo avalia mercado imobiliário comercial do Centro Histórico

18/10/2021 12:41

Um dos principais objetivos da atual gestão da prefeitura da Capital é valorizar e dar mais vida ao Centro Histórico, com a implementação do projeto Centro +. A ideia também se justifica com base em estudo realizado pela Divisão de Avaliação de Imóveis da Receita Municipal da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), demonstrando que os valores das ofertas do mercado imobiliário comercial do bairro estão estagnados e o número de transações imobiliárias apresentou um decréscimo no auge da pandemia, com uma tímida retomada em 2021.

Através do Sistema Integrado de Rastreamento de Imóveis (Siri), foram analisados 42 mil dados de ofertas de venda de imóveis comerciais e 1,6 mil ofertas de locações de salas comerciais e lojas, entre 2019 e 2021, localizados nos logradouros de maior relevância do bairro, observando-se que os imóveis mantiveram os preços desde o início de 2019.

Em relação às transações imobiliárias dos imóveis comerciais do Centro, o número de guias pagas do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de janeiro a agosto de 2019 diminuiu 52% quando comparado ao mesmo período de 2020.

Já em 2021, enquanto a Divisão da Receita Imobiliária verifica recordes de arrecadação de ITBI na cidade, o mercado comercial do Centro sinaliza um tímido processo de retomada do mercado, com 26% de incremento no número de transações em relação a 2020.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, a realização de estudos do mercado imobiliário com a utilização desta nova tecnologia auxilia na identificação de segmentos ou regiões da cidade onde se faz necessária a concessão de incentivos de caráter fiscal, por exemplo. "Este estudo mostra a necessidade do olhar atento da prefeitura sobre esta região histórica da cidade, que é o Centro de Porto Alegre”, enfatiza o secretário.

Apesar dos dados demonstrarem o início do reaquecimento das vendas, o estudo conclui que o mercado imobiliário comercial do Centro Histórico está com dificuldades. Os imóveis destinados a estabelecimentos comerciais seguem sendo ofertados sem qualquer reajuste há dois anos e mesmo assim não obtém êxito na venda/locação. E o Projeto Centro + vem para potencializar o processo de retomada do mercado comercial deste bairro tão emblemático da Capital dos gaúchos. "Pretendemos oferecer melhores condições àqueles que quiserem estabelecer seus negócios no Centro Histórico. Em breve, apresentaremos uma proposta de incentivo a diversas atividades produtivas, com o intuito de ampliar a ocupação dos imóveis na região", assegura o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Siri - O sistema, idealizado pela Divisão de Avaliação de Imóveis com o desenvolvimento da Procempa, permite a coleta automatizada em massa de dados de ofertas do mercado imobiliário, visualização georreferenciada juntamente com as guias de ITBI e comparação destes dados com a base cadastral do Município.

Conforme a diretora da Divisão de Avaliação de Imóveis, Caroline Voigt Godoy, o sistema possibilita inúmeros filtros de pesquisa por período temporal, bairro, área, finalidade do imóvel, entre outros. "Esta nova tecnologia atualmente tem um papel fundamental na realização das avaliações de todo Município”, afirma.

Adriana Ferrás

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes